Procon encontra diferença de até 57% em presentes para o Dia dos Pais

imagem extraída do google sem restriçãod e uso e compartilhamento

Com variações de até 57% no valor de um mesmo produto, o Procon de Campinas publica nesta quarta-feira, 2 de agosto, o resultado da pesquisa de preços de 42 artigos relacionados ao Dia dos Pais, que será comemorado no domingo, dia 13. Os dados foram coletados entre os dias 20 e 25 de julho em 14 estabelecimentos no município. O objetivo da pesquisa é comparar o preço entre os estabelecimentos, apresentando ao consumidor os menores valores encontrados e as maiores diferenças. 
 
 
 
Entre os produtos pesquisados estão DVDs de séries e filmes, jogos eletrônicos, camisas de times, livros e celulares. As tabelas oferecem informações sobre preços dos produtos em cada estabelecimento, maiores diferenças em valor absoluto e percentual, e o nível de abastecimento das lojas.
 
 
 
De acordo com a diretora do Procon de Campinas, Yara Pupo, para fazer uma compra consciente, o consumidor deve procurar conhecer a procedência e a qualidade do produto, além de pesquisar o melhor preço. “O Procon separou a pesquisa, inclusive, por faixa de preço, para que consumidores que estão passando por situação financeira difícil possam optar por algo mais em conta. É importante analisar o orçamento na hora da compra para não comprometer as contas da casa”, comenta Yara.
 
 
 
Outra recomendação da diretora é que o consumidor deve pedir nota fiscal de compra e verificar a política de troca dos estabelecimentos, uma vez que a lei não os obriga a troca por liberalidade. “Como se trata de presente, é importante pesquisar as regras de eventual política de troca oferecida para que o presenteado possa trocar o bem. O consumidor precisa estar atento às condições e prazos oferecidos para exercer o direito de troca do produto em tempo e nas regras da loja”, explica a diretora.
 
 
 
Em Campinas, os estabelecimentos que adotam a política de troca devem afixar um cartaz informando as condições em que o fazem, conforme previsto na Lei 14.627/2013. 
 
 
 
Para conhecer a pesquisa do Procon, basta acessar o site do órgão https://procon.campinas.sp.gov.br/.

 

02/08/2017 - 16:01

 

Acesse a pesquisa