educação para o consumo

Dia das Crianças: Procon Campinas divulga pesquisa de preços de brinquedos

Foram coletados preços de 70 itens em seis empresas do comércio eletrônico.

Levantamento mostra referência de valores médios.

O Procon de Campinas publicou nesta terça-feira, dia 4 de outubro, a pesquisa de preço de presentes para o Dia das Crianças. O levantamento dos preços foi feito em seis empresas do comércio eletrônico entre os dias 19 e 22 de setembro. O objetivo do trabalho é incentivar o consumidor a pesquisar preços além de oferecer referência por meio dos preços médios obtidos.

 

Procon disponibiliza modelo de cartaz com aviso para “lavar as mãos”

Está em vigor em Campinas a Lei nº 15.673, de 24 de setembro de 2018, que obriga a afixação de avisos referentes à higienização das mãos em estabelecimentos de saúde e de manipulação ou consumo de alimentos. A fim de facilitar o atendimento da lei pelos fornecedores, o Procon de Campinas está disponibilizando gratuitamente o modelo para impressão no endereço https://procon.campinas.sp.gov.br/cartazes .

Procon: preço de medicamento varia até 336,62% em Campinas

Pesquisa realizada pelo Procon Campinas em parceria com a Fundação Procon-SP, em nove drogarias localizadas em Campinas, revela diferenças de até 336,62% nos preços dos medicamentos. O levantamento compara os preços entre os genéricos, entre os de referência e também compara a média dos preços entre genérico e referência. O levantamento foi feito nos dias 9, 10 e 11 de maio de 2018.

 

Pesquisa do Procon mostra irregularidades mais cometidas por empresas

 

Um levantamento realizado pelo Procon Campinas aponta quais as irregularidades mais cometidas por estabelecimentos comerciais no município. No topo dos registros, está a ausência de Código de Defesa do Consumidor (CDC), que representa 22% dos autos lavrados pelas equipes do órgão de defesa do consumidor. Produtos com validade vencida também estão entre as principais irregularidades constatadas, subindo da décima posição, no ano passado, para a quinta em 2017.