Dia das Crianças: Procon Campinas divulga pesquisa de preços de brinquedos

Foram coletados preços de 70 itens em seis empresas do comércio eletrônico.

Levantamento mostra referência de valores médios.

O Procon de Campinas publicou nesta terça-feira, dia 4 de outubro, a pesquisa de preço de presentes para o Dia das Crianças. O levantamento dos preços foi feito em seis empresas do comércio eletrônico entre os dias 19 e 22 de setembro. O objetivo do trabalho é incentivar o consumidor a pesquisar preços além de oferecer referência por meio dos preços médios obtidos.

 

Foram coletados os preços de 70 itens, considerando o menor valor à vista, sem adição de fretes e outras despesas. As três maiores diferenças encontradas foram de 270,57% em um quebra-cabeças, de 118,13% em um jogo cartas e de 109,56% num de jogo educativo.

 

Entre os produtos pesquisados pelo Procon estão brinquedos tradicionais e produtos que incentivem a criatividade da criança e que possibilitem a realização de atividades em grupo.

 

A orientação do Procon é que os pais e responsáveis estabeleçam valores que poderão gastar sem comprometer o orçamento familiar. Além disso, é necessário avaliar condições de entrega ou deslocamento, bem como formas de pagamento.

 

Como as variações de preços constatadas referem-se aos dias em que o levantamento foi realizado, os preços atuais podem ser diferentes, uma vez que estão sujeitos a mudanças, conforme a data da compra, inclusive por ocasião de descontos oferecidos, ofertas e promoções.

 

Dicas para consumidores

Os brinquedos devem ter informações claras, precisas e adequadas sobre o preço, características, qualidade, quantidade, origem, composição, garantia, identificação do fabricante, selo de segurança do INMETRO. Caso o brinquedo apresente algum risco – como conter peças pequenas que possam ser engolidas pelas crianças - o dado também deve constar no produto, que deve trazer, ainda, instruções de uso, manuseio e quais são as peças que compõem a produto.

 

A equipe do Procon também relaciona outras orientações como, por exemplo, evitar levar as crianças às compras. Caso os pais não tenham outra opção devem conversar com a criança antes de sair de casa e estabelecer um limite de gastos com o presente.

 

Outra sugestão é estimular a doação de um brinquedo antigo toda vez que a criança ganhar um novo, comprar produtos de acordo com a faixa etária recomendada e adquirir produtos que estimulem a socialização e a criatividade.

 

A adoção de hábitos saudáveis também está entre as dicas do Procon. A sugestão é limitar o tempo das crianças na TV, smartphones, tablets e internet, incentivar hábitos de leitura e, proporcionar momentos ao ar livre como levar a criança para passear em locais onde tenham contato com a natureza. A cidade de Campinas oferece parques, praças e ciclovias para atividades esportivas e de lazer para toda a família.

 

Clique aqui para acessar o Informativo

Clique aqui para acessar a Pesquisa de Preço