O Dia dos Pais está chegando e para ajudar nas compras dos presentes, o Procon de Campinas preparou uma cartilha com várias dicas. O documento está disponível no endereço eletrônio www.procon.campinas.sp.gov.br / e traz orientações sobre liquidações e descontos, política de troca, defeitos nos produtos, descumprimento de ofertas, compras pela internet, entre outros cuidados necessários na hora das compras.
Pesquisar os preços dos produtos entre os estabelecimentos da cidade, segundo o Procon, pode gerar uma economia significativa para o orçamento da família. “Pesquisar os preços é sempre uma dica importante, ainda mais em momentos de crise. Hoje, com a internet, muitos estabelecimentos disponibilizam os preços em seus sites, o que facilita a pesquisa. Em último caso, vale a pena visitar as lojas e conferir os preços e as ofertas antes de realizar as compras”, disse Yara Pupo, diretora do Procon.
Outra orientação do órgão é com relação as ofertas. Além de evitar as compras por impulso, o consumidor deve ficar atento às formas de pagamento, incidência de juros, número de prestações, valores da prestação, preço total à vista e o preço com financiamento. É preciso verificar sempre se a oferta se aplica à qualquer forma de pagamento.
A política de trocas também deve ser observada. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o estabelecimento comercial não está obrigado a trocar produtos se não ofertar tal possibilidade, exceto no caso de defeitos não sanados no prazo de 30 dias. Neste caso, o consumidor deve exigir que as condições e prazos para torca estejam descritos na nota fiscal, encarte ou recibo.
Quem optar por comprar o presente de Dia dos Pais pela internet também deve tomar alguns cuidados. É importante verificar a segurança do computador e do site em que a compra será realizada para não correr o risco de ter os dados roubados ou o cartão clonado. E se você fez a compra e desistiu, o direito de arrependimento também tem previsão legal. A desistência pode ser feita em até 7 dias, contatos da entrega do produto. Não é preciso apresentar justificativas, basta contatar a empresa e solicitar o cancelamento.
Em caso de dúvidas ou descumprimento dos direitos estabelecidos no CDC, o consumidor pode entrar em contato com o Procon pelo telefone 151 ou procurar um dos postos de atendimento do órgão.
Fiscalização
O Procon também fiscalizou, entre os dias 31 de julho e 6 de agosto, 26 estabelecimentos de Campinas, dos quais, 17 foram autuados por irregularidades como CDC (Código de Defesa do Consumidor) defasado ou ausente; ausência de cartaz sobre atendimento prioritário, de informações sobre preços ou de juros.
09/08/2018 - 10:10