educação consumo

Dia das Crianças: Procon e PIC elaboram material sobre consumo consciente

Documento visa estimular pais e responsáveis a refletirem sobre hábitos de consumo, necessidade de compra e economia doméstica 07/10/2022 - 11:37

Outubro é o mês em que se comemora o Dia das Crianças. Pensando nesta época do ano em que é comum as crianças ganharem presentes, o Procon Campinas, em parceria com o Plano Municipal pela Primeira Infância Campineira (PIC) elaborou um material com dicas para os consumidores realizarem as suas compras.

Procon divulga pesquisa de preços de produtos para o Dia das Crianças

O Procon de Campinas divulga nesta quarta-feira, 3 de outubro, o resultado da pesquisa de preço de produtos para o Dia das Crianças. A coleta de dados foi realizada entre os dias 18 e 20 de setembro em oito estabelecimentos comerciais em diferentes regiões do município. O objetivo da pesquisa é oferecer uma referência ao consumidor por meio dos preços médios obtidos da amostra pesquisada.

 

 

Procon divulga cartilha de orientações para as compras do Dia dos Pais

O Dia dos Pais está chegando e para ajudar nas compras dos presentes, o Procon de Campinas preparou uma cartilha com várias dicas. O documento está disponível no endereço eletrônio www.procon.campinas.sp.gov.br / e traz orientações sobre liquidações e descontos, política de troca, defeitos nos produtos, descumprimento de ofertas, compras pela internet, entre outros cuidados necessários na hora das compras.

 

Estabelecimentos comerciais devem ter o exemplar do CDC atualizado

 

O Procon de Campinas informa que todos os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços devem manter para consulta o Código de Defesa do Consumidor. A obrigatoriedade é estabelecida na lei federal 12.291/2010, que também determina a disposição do CDC em local visível e de fácil acesso ao consumidor.

O Procon esclarece que não há necessidade, por parte do fornecedor, de adquirir um exemplar novo do CDC sempre que houver alguma alteração na legislação.
 

Procon: diferença no preço do ovo de Páscoa chega a 132,93%

A diferença de preços de ovos de páscoa pode chegar a 132,93% em estabelecimentos comerciais de Campinas. É o que constata a pesquisa realizada pelo Procon municipal em parceria com a Fundação Procon-SP, entre os dias 9 e 12 de março, em oito endereços comerciais distribuídos por diversos bairros do município.

 

A pesquisa envolveu a comparação de preços de 148 itens, sendo 44 tipos de barras de chocolates, 10 bolos de páscoa, 14 bombons e 80 ovos de diversas marcas, tipos e modelos.