Procon Campinas orienta consumidores idosos sobre cuidados para não cair em golpes

 

Neste domingo, Dia do Idoso, o serviço divulga dicas de educação financeira para se proteger e não fazer contratações indevidas de empréstimos - 01/10/2023 - 08:30

No Dia Nacional do Idoso, celebrado neste domingo, 1º de outubro, o Procon Campinas chama a atenção do público para os cuidados necessários em contratações e para não serem vítimas de golpes. Para aposentados, o serviço orienta sobre os empréstimos consignados que podem representar uma oportunidade de saldar dívidas ou despesas inesperadas. Por ter juros mais baixos, essa modalidade de contratação acaba sendo mais atrativa, porém, é preciso muita cautela para não prejudicar pagamentos do dia a dia.

 

 

Segundo o Procon Campinas, a contratação de empréstimo deve ser feita apenas em caso de última necessidade, respeitando despesas já existentes. Outra dica é jamais fazer empréstimos em seu nome para outras pessoas, pois caso o pagamento não seja feito, quem emprestou deverá arcar com as parcelas. Também, nunca entregar o cartão bancário para desconhecidos ou fornecer dados, como senha, para terceiros.

 

 

Caso o consumidor, depois de pesquisar as melhores taxas, decida pela contratação, o Órgão recomenda, por segurança, ir até uma unidade oficial da instituição financeira, ler com calma e cuidado todo o contrato e refletir sobre os valores, quantidade de parcelas e o quanto isso impactará no orçamento. Se precisar de um tempo maior de reflexão, peça uma cópia do contrato para ler e até mesmo levá-la a um posto do Procon para ser orientado com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

 

 

O Procon destaca que o consumidor, especialmente o idoso, deve tomar muito cuidado com a oferta de empréstimos por telefone, mensagens ou e-mails. Erros de português são um alerta. O mesmo vale para pedido de envio de selfie (foto do rosto) para prova de vida. Nesse último caso, encerre a conversa sem enviar nada e busque uma agência do INSS.

 

 

Importante lembrar que quando uma empresa entra em contato e informa que tem um “crédito” para liberar, ela está falando de um empréstimo consignado, com taxa de juros e descontos mensais na aposentadoria de quem fizer a adesão. Familiares e amigos podem ajudar a orientar pessoas idosas que não tenham familiaridade com os termos usados pelas empresas para alertá-los sobre o que significa e como funcionam os consignados. 

 

 

Empréstimos não solicitados

 

Se o consumidor observar um valor depositado em sua conta sem que tenha solicitado, deverá manter os valores na conta, procurar o Procon mais próximo para abrir uma reclamação e pedir o cancelamento da operação e o estorno da quantia depositada indevidamente. Sacar ou movimentar o valor pode configurar o aceite do empréstimo. Para registrar a reclamação, leve o extrato do INSS mostrando que houve desconto da aposentadoria e o extrato bancário comprovando o depósito na conta.

 

 

Farsas conhecidas e como se proteger

 

É fundamental recordar que golpes "clássicos" ainda são empregados, como as ligações de suspeitos fingindo ser parentes e pedindo para fazer pix ou transferência. A orientação é não fazer. Deve-se entrar em contato com o parente por outro meio como redes sociais ou telefone fixo. É possível ainda procurar a delegacia com a pessoa na linha ou pedir para ela ligar em meia hora e enquanto isso tentar contatar quem dizem ser. 

 

 

Outro golpe conhecido é quando alguém liga dizendo ser do banco e informa que houve uma compra indevida e que será necessário ir até o endereço de quem atendeu para pegar o cartão e senha para "trocá-lo". Desconfie e desligue sem medo. Se alguém for até sua casa dizendo ser do banco, não abra a porta, aconselha o órgão. E, se for vítima de um golpe, o primeiro passo é ir para a delegacia registrar o boletim de ocorrência. 

 

 

Chocolate com sabor de golpe 

 

O Procon continua atendendo consumidores vítimas de outros golpes como os do “chocolate” e do “aniversário”. O modo de operação é parecido. Alguém entra em contato por telefone ou rede social dizendo que uma determinada loja vai dar brinde para o cliente seja por conta de uma data comemorativa como aniversário ou uma ação de publicidade. O cliente passa o endereço. O entregador chega com o “brinde”, mas diz que é a entrega deve ser paga. Nesse momento, o golpe acontece. Ao pagar, os valores são alterados. A taxa de menos de R$ 10,00 pode virar um prejuízo de até R$ 7 mil. Se receber a ligação, diga que não aceita o “presente”. Se quiser conferir se é real, vá até a loja e pergunte. 

 

 

Boletos: confira as dicas 

 

Fora os empréstimos, é preciso ficar atento aos boletos. Se receber ou solicitar um boleto, seja por telefone, e-mail ou mensagens instantâneas certifique-se antes de realizar o pagamento, se quem gerou o boleto é mesmo a empresa ou pessoa de quem a compra está sendo feita. Verifique os dados de quem vai receber os valores antes de confirmar o pagamento. Se tiver informações como, por exemplo, o CNPJ da empresa na fatura/boleto, pesquise no site da Receita Federal a quem pertence os dados; ou ainda entre em contato com a empresa nos canais oficiais, para tirar dúvidas.

 

 

Caso o pagamento seja feito na boca do caixa ou na lotérica, não tenha vergonha de pedir ajuda para o atendente para que ele confirme se os dados estão corretos antes de fazer o pagamento. Se estiver errado, não pague.

 

 

Para orientações, ligue no telefone 151 do Procon. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Por lá, é possível se informar sobre qual é o Procon mais perto da sua casa. Veja também os endereços no site https://procon.campinas.sp.gov.br/atendimento

 

Fonte: https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/50260

 

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