Dia das Crianças: Procon e PIC elaboram material sobre consumo consciente

Imagens de uma loja com diversos brinquedos, entre eles  triciclo para crianças pequenas- Crédito: Arquivo PMC

Documento visa estimular pais e responsáveis a refletirem sobre hábitos de consumo, necessidade de compra e economia doméstica 07/10/2022 - 11:37

Outubro é o mês em que se comemora o Dia das Crianças. Pensando nesta época do ano em que é comum as crianças ganharem presentes, o Procon Campinas, em parceria com o Plano Municipal pela Primeira Infância Campineira (PIC) elaborou um material com dicas para os consumidores realizarem as suas compras.

Para o coordenador do Comitê do PIC, Thiago Ferrari, essa parceria com o Procon Campinas é extremamente importante. “O Procon integra o comitê e tem uma função específica em um dos eixos do PIC , que trata do consumo excessivo. Com essa parceria queremos, além de trabalhar a questão do consumo, mostrar aos pais a importância de pesquisar preços e os direitos do consumidor. A ideia também é ficar atento se o brinquedo traz algum risco à saúde da criança e se ajuda a estimular o desenvolvimento dos pequenos”, informou.

A diretora do Departamento de Defesa do Consumidor, Yara Pupo, reforça que é preciso quebrar o paradigma de consumo sem critérios, já que ninguém nasce consumista. “Como a criança é influenciada pelas decisões de compra da família, é necessária a reflexão dos adultos sobre a sua própria conduta no mercado de consumo, principalmente, sobre o valor do dinheiro, educação financeira, necessidade efetiva de aquisição de produtos ou serviços e também sustentabilidade”, detalhou.

Além disso, conforme a diretora, é muito importante conversar com as crianças e adolescentes sobre esses mesmos pontos para que eles se tornem adultos conscientes de seus direitos e deveres na sociedade, formando-se, assim, uma nova geração.

O documento elaborado pelo Procon Campinas visa estimular pais, responsáveis e educadores a refletirem sobre hábitos de consumo, necessidade de compra e economia doméstica. O material orienta ainda sobre a importância de conversar com as crianças em relação às pressões consumeristas e adoção de hábitos saudáveis, inclusive, de consumo.

Entre as dicas, o Procon destaca a importância de limitar o tempo das crianças na TV, smartphones, tablets e internet. O informativo pode ser acessado na página do Procon Campinas https://procon.campinas.sp.gov.br

Levar a criança para passear em locais onde a família possa ter contato com a natureza, estimular a doação de brinquedos, resgatar brincadeiras antigas, estimular hábitos de leitura e proporcionar momentos ao ar livre e atividades em grupo são algumas das orientações constantes no informativo.

O material lembra, ainda, que a cidade de Campinas oferece parques, praças e ciclovias para atividades esportivas e de lazer para toda a família.

A cartilha pode ser acessada em https://procon.campinas.sp.gov.br/informativo-dia-crian-0