Provedor de internet foi o segmento mais reclamado no Procon em 2014

imagem da sede administrativa - PROCON de Campinas - imagem Carlos Bassan

No ano de 2014, os provedores de internet ocuparam a primeira posição no ranking dos segmentos mais reclamados no Procon de Campinas, totalizando 3.950 queixas (8,88%). Na sequência, o setor bancário foi o foco de 3.727 (8,38%) das reclamações e, em terceiro lugar, ficou a telefonia móvel, contra a qual foram registradas 3.298 (7,42%) queixas.

Já, entre as empresas mais reclamadas, a Claro lidera a classificação do ano de 2014, com 2.082 registros no Procon. Em segundo lugar, está o Grupo Vivo – Telefônica – Telefonia Fixa, com 1.573 (3,54%) das queixas e, em terceiro, com 1.276 reclamações (2,87%), o banco Bradesco.

Essas e outras informações fazem parte do relatório anual do Procon de Campinas, que está sendo divulgado nesta sexta-feira, 12 de março, como parte da programação do órgão para celebrar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor (15 de março).

De acordo com o relatório, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2014, o órgão realizou 158.867 atendimentos sendo que, desses, 98.032 foram presenciais nos postos espalhados pela cidade. O restante, 60.835, foi feito pela internet ou pelo telefone.

No período foram realizadas também 3.158 fiscalizações em estabelecimentos, ações que resultaram em 2.919 autos lavrados por irregularidades contra as relações de consumo.

Entre as empresas mais autuadas pelas equipes de fiscalização, os três primeiros lugares são ocupados pelos bancos Itaú, Santander e Bradesco que, juntos, receberam 361 notificações.

Para o diretor do Procon de Campinas, Ricardo Chiminazzo, vale lembrar que, no ano de 2013, os provedores de internet ocupavam o 9º lugar no ranking dos segmentos mais reclamados e saltou, em 2014, para a primeira colocação.

“Isso demonstra que o consumidor está mais ciente de seus direitos e tem procurado os Órgãos de Defesa do Consumidor para solucionar os conflitos. O PROCON de Campinas, neste ano de 2015 está retornando com os trabalhos de conciliação nos processos administrativos e desde 2013 tem buscado também a conciliação em tempo de atendimento, ou seja, no ato de abertura da CIP”, disse Chiminazzo

Educação

O Procon de Campinas atua também com a finalidade de educar os consumidores sobre os seus direitos realizou, em 2014, campanhas voltadas a fornecedores e consumidores com a publicação de materiais informativos nos formatos impresso e digital. Distribuiu, ainda, cartilhas em formato Braille e enviou mais de 360 mil e-mail's com material informativo aos consumidores cadastrados, entre outras iniciativas.

Novas instalações

Em 27 de fevereiro de 2014, o Procon transferiu sua unidade de atendimento no Centro para o Poupatempo localizado na Avenida Francisco Glicério, estendendo o atendimento também para os sábados (veja horários abaixo).

No mês seguinte, foi a vez de o distrito de Barão Geraldo ganhar uma unidade descentralizada, a quarta do PROCON no município.

O Procon investiu, ainda, em inovações tecnológicas, com a implantação da intranet para centralizar e facilitar a troca de informações entre os setores do departamento.

O órgão introduziu também mudanças no seu site, tornando-o mais ágil e informativo. No endereço http://www.procon.campinas.sp.gov.br/ é possível encontrar dados como, por exemplo, atribuições e estrutura do Procon; formulários, pesquisas, formas de atendimento, relatórios, consulta de protocolo,cartilhas virtuais e em áudio, Código de Defesa do Consumidor, e outros.

Pelo site é possível também formalizar reclamações e acompanhar o andamento do processo.

Confira abaixo os endereços e formas de atendimento do Procon de Campinas:

Poupatempo Centro - Av. Francisco Glicério, 935, 1º Andar

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e sábados das 7h às 13h.

Poupatempo Campinas Shopping -Rua Jacy Teixeira de camargo, 940, Jardim do Lago

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e sábado das 8h às 14h.

Agiliza Campinas- Barão Geraldo - Rua Luiz Vicentim, 195, ao lado da Subprefeitura de Barão Geraldo

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Unidade Horto Shopping Ouro Verde - Rua Armando Frederico Renganeshi, 61 Jardim Cristina

Atendimento de segunda a sexta-feira das 9h às 16h.

Unidade Administrativa: Rua Maria Monteiro, 1028, Cambuí Campinas.

Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 17h

Telefone 151 (exclusivo para Campinas-SP) -

Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 20h e sábado das 8h às 14h.

PROCON Digital - Site www.procon.campinas.sp.gov.br (atendimento conforme Decreto Municipal 17.910/2013)

13/03/2015 - 14:35

Acesse aqui o relatório: