Procon obtém sucesso em conciliação no registro de reclamações

imagem do martelo de um juiz extraída do google sem restrição de uso e compartilhamento

 

A conciliação entre consumidores e fornecedores promovida pelo Procon de Campinas já está dando resultados. Somente na última sexta-feira, 8 de março, a intermediação do órgão resultou na solução de 63 reclamações de 105 que foram registradas naquele período. Ou seja, cerca de 60% das queixas foram solucionadas no momento do atendimento do consumidor.

 

Segundo a diretora do Procon, Lúcia Helena Magalhães, essa nova forma de atendimento – implantada a partir deste ano - vem para dar mais celeridade e uma pronta resolução ao problema do consumidor. “Com essa nova sistemática, estamos agilizando os procedimentos e fazendo com que o consumidor saia daqui com uma resposta. Quando ele vem ao Procon, muitas vezes já tentou resolver com o próprio fornecedor. Por isso, o ideal é que ele saia daqui com o seu problema resolvido e seus direitos garantidos”, salienta Lúcia.

 

Na nova sistemática, o atendente, no momento do registro da Carta de Investigação Preliminar (CIP), faz contato telefônico com a empresa reclamada com o intuito de solucionar a queixa do consumidor. “É aí que temos conseguido um resultado positivo, porque o atendimento do Procon busca a solução rápida e efetiva da reclamação, a maior satisfação do consumidor e para as empresas evitar gastos na solução do conflito”, ressalta a diretora.

 

Entretanto, se a empresa não cumprir o acordo o consumidor terá duas opções. A primeira será retornar ao Procon para informar o descumprimento e, assim, a empresa será convocada para uma audiência de conciliação. Na segunda opção, o consumidor poderá se dirigir ao Juizado Especial Cível com a CIP que já previa o acordo inicialmente firmado.

 

Não sendo possível o contato telefônico ou sendo o acordo infrutífero no ato do atendimento, o Procon dará prosseguimento normal à CIP que será enviada ao fornecedor e o processo será encaminhado dentro os trâmites e prazos do órgão.

 

Diariamente, o Procon atende cerca de 290 consumidores em busca de informações, para registro de reclamações, para tirar dúvidas.