Procon comunica MP sobre ações contra empresa de telefonia

imagem do martelo da justiça extraído do google sem restrição de uso e compratilhamento
O Procon de Campinas notificou o Ministério Público Estadual (MPE) sobre os processos administrativos contra a empresa Telefônica em razão dela ser a mais reclamada no órgão e por ser responsável no primeiro trimestre deste ano por 57% das queixas no segmento de telefonia fixa.

“Nosso objetivo é trabalhar em conjunto com o MP na propositura de eventual ação coletiva quanto à má prestação dos serviços prestados aos consumidores, principalmente quanto ao desrespeito nos canais de atendimento (SAC), inoperância dos serviços e demora na solução dos problemas”, esclarece a diretora do Procon, Lúcia Helena Magalhães.

Na documentação, o Procon informa que em abril passado, o órgão de defesa do consumidor multou a Telefônica em R$ 11,2 milhões por conta da qualidade oferecida pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), pelo descumprimento de oferta e por não ter atendido notificação de esclarecimento. Além desse valor, a empresa também foi multada em mais R$ 153,6 mil com base em aproximadamente 250 processos administrativos individuais.

O MP também foi comunicado que em decorrência das multas foi promovida uma reunião entre o Procon e representantes da área jurídica e de atendimento ao cliente da Telefônica em 24 de abril, quando foram apresentadas as mudanças estruturais nos procedimentos internos do órgão - com base no Decreto Municipal nº 17.910/2013. Foi salientado, na ocasião, que a empresa precisa mudar para equalizar as reclamações diretamente nos seus canais de atendimento.

Contra a empresa também há reclamações relativas a cobranças indevidas nas faturas, ligações desconhecidas, linha inoperante, nome do consumidor negativado indevidamente, descumprimento de oferta, canais suspensos ou bloqueados indevidamente e demora na instalação.
28/05/2013 - 18:53