Procon abre canal para denúncias e orienta fornecedores

imagem do recall extraído do google sem restrição de uso e compartilhamento
 
Entre os dias 16 e 26 de dezembro, o Procon de Campinas manterá em sua página (www.procon.campinas.sp.gov.br) um banner direcionado exclusivamente para receber denúncias contra empresas que venham a cometer infrações relacionadas a preço, diferenciação de preço para pagamento com cartão, dinheiro e cheque, atendimento preferencial, ausência de cartazes obrigatórios por lei e outras práticas infrativas que possam atingir a coletividade. O consumidor que se sentir lesado poderá registrar a sua denúncia, que será encaminhada ao setor de fiscalização para apuração.
 
E com o objetivo de orientar os fornecedores, principalmente nesta época do ano quando o volume de vendas aumenta, o Procon de Campinas encaminhou via internet, nesta sexta-feira, 13 de dezembro, para associações de lojistas, shoppings centers, supermercados, sindicatos e representantes do segmento, duas cartilhas com orientações sobre afixação de preços, apresentação das formas de pagamento,  emissão da nota fiscal, e vários outros tópicos relacionados aos direitos dos consumidores.
 
“Queremos com isso manter as informações sobre os direitos dos consumidores sempre atualizadas e disponíveis, com o objetivo de eliminar problemas que surgem na relação de consumo. Antes de tudo, o fornecedor precisa estar ciente das suas obrigações para poder fazer um bom atendimento e prestação de serviço. Não é só a venda que faz um consumidor retornar à loja, o pós-venda é muitas vezes o que dita a fidelidade do cliente”, conclui a diretora do Procon, Lúcia Helena Magalhães.
 
A proposta faz parte da campanha educacional que o órgão de defesa do consumidor desenvolveu ao longo deste ano, envolvendo tanto o fornecedor quanto o consumidor, na busca de melhorias na relação de consumo. Uma cartilha fala da afixação de preços e a outra intitulada de Informativo de Natal traz informações para os dois grupos.