Pesquisa de Preço - Brinquedos

Pesquisa de preço de produtos para o Dia das Crianças:

 

O PROCON de Campinas e o Núcleo Regional da Fundação Procon realizaram pesquisa de preço de produtos para o Dia das Crianças, nos dias 18, 19 e 20/09/2018, em 08 estabelecimentos comerciais, distribuídos no município.

A pesquisa comparou cinquenta e sete itens (bicicletas, bonecas, bonecos, jogos e massinha de modelar), já que nem todas as lojas dispunham de todos os produtos, em razão da diversidade de brinquedos ofertados pelo mercado.

As variações de preços constatadas referem-se aos dias em que o levantamento foi realizado. Os preços atuais podem ser diferentes, visto que sujeitos a alteração conforme a data da compra, inclusive por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções.

O objetivo da pesquisa é oferecer uma referência ao consumidor por meio dos preços médios obtidos da amostra pesquisada.

 

DICAS DE COMPRA:

O Procon orienta ao consumidor que faça uma comparação entre os preços praticados por diferentes estabelecimentos e também considere a relação qualidade, preço total, formas de pagamento, comodidade e vantagem oferecidas pelos estabelecimentos. É preciso também avaliar aquem será destinado o presente – idade, gosto, interesse, se os brinquedos estimulam a socialização e a criatividade, entre outras questões, que não podem ser deixadas de lado no momento da compra.

 

Algumas informações que são obrigatórias na embalagem dos produtos devem ser observadas com atenção {caracteristicas; faixa etária a que se destina; identificação do fabricante (nome, CNPJ, endereço); importador (caso o brinquedo seja importado); estar em língua portuguesa; instruções de uso e de montagem; eventuais riscos que possam apresentar à criança; e selo de segurança Inmetro para os brinquedos, que indica que o produto foi fabricado e comercializado de acordo com as normas técnicas}.

 

O PROCON de Campinas informa que a pesquisa visa esclarecer o público e que os seus resultados não poderão ser utilizados para fins publicitários.