Procon alerta que celulares passam a ter 9 dígitos a partir deste domingo

imagem do número nove na cor branca com fundo azul extraído do google sem restrição de uso e compartilhamento
 
A partir deste domingo, 25 de agosto, os usuários da telefonia móvel e fixa pertencentes ao código de área 19, como Campinas, fizerem uma ligação ou enviarem mensagem para algum celular deverão acrescentar o 9 antes do número do telefone. Com isso, os números dos telefones celulares um novo formato: 9XXXXXXXX. E para fazer ligações interurbanas, os usuários deverão seguir a seguinte forma: 0 + Código da Operadora + 19 (Código da área) + 9XXXXXXXX.
 
O objetivo do aumento da numeração é ampliar os recursos de numeração para o Serviço Móvel Pessoal. O nono dígito será implementado em todo o País até o fim de 2016.
 
De acordo com a assessoria de imprensa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), haverá prazos para a adaptação dos consumidores ao novo padrão. A partir deste domingo (25) até 3 de setembro todas as ligações serão completadas independente de terem o número 9 à frente do número do telefone.
 
No período de 4 a 21 de setembro, as ligações serão interceptadas, o usuário receberá mensagens de voz com orientações sobre a nova forma de discagem e as chamadas serão completadas.
 
Finalmente, de 22 de setembro a 2 de dezembro, haverá interceptação da ligação, orientação ao consumidor, mas as chamadas não serão completada. E daí em diante as ligações com oito dígitos não serão mais completadas e não haverá interceptação.
 
O Procon de Campinas alerta o consumidor para que fique atento aos prazos e observem as futuras contas após os períodos de adaptação. No caso da ligação não ter sido completada, mesmo tendo o usuário feito a discagem corretamente, ele deverá reclamar junto à operada de telefonia e no órgão de defesa do consumidor.
 
Há ainda a questão ligada à cobrança das chamadas: se a ligação não foi completada ela não poderá ser cobrada. Portanto, os consumidores deverão conferir as futuras contas telefônicas, e havendo cobrança indevida deverão entrar em contato com a operadora. Caso não sejam atendidos poderão registrar queixa no Procon.
 
23/08/2013 - 16:30
 
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