Dia das Crianças: Procon divulga cartilha e divulga pesquisa de preços

Os cuidados a serem tomados com publicidade e o consumismo infantil são dois dos temas abordados na cartilha “Consumo Infantil” que o Procon de Campinas disponibiliza a partir desta quinta-feira, dia 4 de outubro, em sua página www.procon.campinas.sp.gov.br . No mesmo endereço, o consumidor também já pode acessar uma pesquisa de preços de brinquedos levantada em parceria com a Fundação Procon de São Paulo. O objetivo do órgão é auxiliar os pais, com dicas e orientações, na compra dos presentes em comemoração ao Dia das Crianças.

No texto de 12 páginas, o Procon chama a atenção para o fato de os “meios de comunicação de massa veicularem comerciais cada vez mais atraentes, com produções espetaculares, que tiram de cena a realidade que, facilmente dá lugar a uma ficção encantadora e sedutora”, traz a cartilha. “A consequência é que isso transforma os pais em reféns do consumismo infantil, uma vez que a propaganda induz crianças e adolescentes a desejarem brinquedos que são anunciados associados à alegria, felicidade e até ao status social”, explica a diretora do Procon de Campinas, Viviane Carvalho de Moura Belmont.

Na cartilha, vários outros aspectos são levantados e dicas são oferecidas aos pais e educadores com o intuito de ajudar no direcionamento de um consumismo sustentável a ser transmitido às crianças e adolescentes.

Presentes x idade

Para auxiliar os pais na compra dos presentes, a cartilha também traz dicas de brinquedos conforme a idade da criança, já que para cada faixa etária há um tipo de produto. Por exemplo: os que têm entre 2 e 4 anos de idade, podem ser presenteados com livros de pano, triciclos com ou sem pedal, bonecos grandes, procurando seguir a linha lúdica.

Já os que estão entre os 4 e 6 anos, podem preferir ganhar jogos como dominó, livros com textos curtos, quebra-cabeça, ou seja, brinquedos que ensinam divertindo. Para as crianças que estão entre os 7 e 11 anos, o interesse está voltado para roupas e calçados, CDs e DVDs de cantores teens , videogames etc.

DVDs de shows de seus cantores e banda preferida, diários, joias e semi-jóias, tablet, players de áudio digital, celular, vídeo game, computador, notebook estão mais direcionados aos pré-adolescentes.

Além de todas as dicas sobre consumo, a cartilha também conta com orientações sobre os direitos dos consumidores em relação à política de troca de produtos, ao descumprimento de oferta, direito de arrependimento para as compras efetuadas em sites e assim por diante.

Doações

Aproveitando o evento “Vamos brincar no Parque”, promovido pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, que será realizado na Lagoa do Taquaral na sexta-feira, dia 12 de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças, o Procon fará a distribuição de 400 cartilhas sobre “Consumo Infantil” e 400 gibis da Turma da Mônica, que tratam de superendividamento.

Segundo a diretora, a ocasião é oportuna para a distribuição dos materiais porque, “a expectativa é de que haja uma grande concentração de pais e crianças”, explica ela. O evento acontecerá entre às 8h30 e 13h e contará com brincadeiras, caminhada, esportes e lazer para a criançada.

Os gibis foram doados ao órgão de defesa do consumidor de Campinas pela ONG SOS Consumidor, de São Paulo.

Pesquisa

Os fiscais do Procon de Campinas, em conjunto com técnicos do Núcleo Regional Campinas (Fundação Procon/SP), realizaram nos dias 19 e 20 de setembro, pesquisa de preços de brinquedos em oito estabelecimentos comerciais. A planilha traz o nome das lojas, marcas e tipos de produtos, comparação de preços. Para Viviane, o levantamento mostra a importância do consumidor em pesquisar antes de comprar, “porque a pesquisa demonstra que há uma grande variedade de preços, e ao fazer isso o consumidor pode economizar”, comenta a diretora.

Na pesquisa, o consumidor poderá comparar os preços de 62 itens. O produto mais caro uma bicicleta aro 12 (Bike Batman) da marca Bandeirantes no valor de R$ 318,30 na média. E o mais barato é o Play-Doh – conjunto com quatro potes de cores sortidas (massinha de modelar), que sai por R$ 14,99, na média.

A maior diferença de preço encontrada foi de 99,91% no item Lava-lava, da Homeplay, que na ocasião da pesquisa custava R$ 179,90 no Extra Hipermercados e R$ 89,99 na Lojas Americanas.

04/10/2012 - 11:17 -

Regina Rocha Pitta