Procon orienta sobre “Black Friday” e cria e-mail para denúncias

imagem com fundo branco e letras em cor preta escrito Black Friday
 

27/11/2013 - 11:33

 
 
 


Preocupado com a repercussão das promoções anunciadas por sites de lojas e grandes magazines para esta sexta-feira, 29 de novembro, por conta do “Black Friday”, o Procon de Campinas editou uma cartilha informativa para orientar os consumidores. Antes de tudo é essencial que realize uma pesquisa de preço do produto desejado, para verificar se realmente houve uma redução do valor ou se é apenas uma “maquiagem” do preço.



E para ajudar os consumidores a registrar sua reclamação ou fazer uma denúncia relacionada ao “Black Friday”, o Procon criou um e-mail específico para que sejam encaminhadas as queixas: procon.blackfriday@campinas.sp.gov.br .



A cartilha chama a atenção dos consumidores, principalmente, para as compras via internet. Estatísticas do Procon apontam um aumento de 33% no número de reclamações contra o comércio eletrônico. Entre janeiro e outubro deste ano, foram registradas 2.062 queixas contra 1.552 do ano passado.



O Decreto Federal nº 7.962/2013 – voltado especificamente para o comércio eletrônico - determina que os sites devem disponibilizar, em local de destaque e de fácil visualização, informações como nome empresarial e número de inscrição do fornecedor, quando houver, no Cadastro Nacional de Pessoas Físicas ou no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda. Também deve conter o endereço físico e eletrônico, e demais informações para sua localização e contato.



Na página www.procon.campinas.sp.gov.br é possível acessar os dados estatísticos e o informativo.



O “Black Friday” foi criado nos Estados Unidos como preparação para as vendas de varejo de Natal, e acontece na quarta sexta-feira de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças. No Brasil, o evento teve início em 2010 e repete a atividade como naquele país.



O Procon alerta que quanto mais cuidadoso o consumidor for, melhor é,  porque assim poderá evitar futuros problemas. Caso o consumidor precise esclarecer alguma dúvida ou registrar uma reclamação, ele pode entrar em contato com o Procon por meio dos seguintes canais, além do e-mail citado acima:

- Telefone: 151

- Chat – www.procon.campinas.sp.gov.br

- Posto central - Avenida Francisco Glicério, 1307 - de segunda a sexta-feira das 9h às 16h.

- Poupatempo no Campinas Shopping - Rua Jacy Teixeira Camargo, 940, Jardim do Lago, dentro do Poupatempo -  de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e de sábado, das 8h às 14h.

- Horto Shopping do Terminal Ouro Verde -  Rua Armando Frederico Renganeschi, 61, Jardim Cristina (ao lado do terminal de ônibus Ouro Verde) - de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

- Há dois veículos identificados como Procon Móvel que se dividem nas regiões da cidade e o consumidor pode localizar sua posição no endereço eletrônico do Procon.