Procon orienta consumidores nas compras em liquidações

imagem de liquidação

Com o objetivo de orientar os consumidores, o Procon de Campinas divulga nesta terça-feira, 21 de maio, mais um informativo. Desta vez, o tema trata das liquidações no comércio. As dicas vão desde os cuidados em ter a descrição correta do produto na Nota Fiscal até a questão comportamental: evitar comprar por impulso. Compras apressadas podem resultar em surpresas desagradáveis quanto aos preços, formas de pagamento e vícios de qualidade (defeitos) nos produtos adquiridos.

O informativo também fornece dicas que podem ajudar os fornecedores a cumprirem a legislação, de uma maneira didática e descomplicada, como por exemplo, em relação à forma como deve ser divulgado o preço das mercadorias. A informação de preços precisa ser bastante clara e ostensiva, de modo a não enganar ou deixar em dúvida o consumidor, e sem que seja exigido qualquer esforço para sua exata compreensão. Com isso, na informação do preço é necessário constar sempre: o preço à vista; o preço a prazo ou parcelado, se houver, sempre acompanhado do número e valor das prestações, a taxa de juros e demais encargos ou acréscimos, o valor total a ser pago com o financiamento, e do preço à vista, que não pode faltar nunca.

Por meio do informativo, os consumidores têm conhecimento do que é “vício” em um produto ou sobre a obrigatoriedade ou não da loja em fazer troca de mercadoria. Os cuidados em sites de compras coletivas também são abordados.

Mais detalhes sobre as informações e orientações sobre liquidações podem ser conferidas no endereço: http://www.procon.campinas.sp.gov.br/informativo-sobre-liquida-es-2013

21/05/2013 - 12:22

Para acessar o informativo retorne à página principal do site e clique em informativos e pesquisas.