Procon explica em cartilha a nova bandeira tarifária de energia elétrica

imagem extraída do google marcada para reutilização - pixabay.com
 
 
Com o intuito de auxiliar o consumidor a ajustar o seu consumo mensal de energia elétrica, o Procon Campinas disponibilizou nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, a cartilha virtual Bandeiras Tarifárias.
 
O documento explica o novo sistema de bandeiras em vigor desde 1º de janeiro deste ano, em que as cores verde, amarela e vermelha indicam se a energia custará mais ou menos no mês seguinte, em virtude das condições de geração de eletricidade.
 
 
“Por ser uma forma diferente de apresentar a conta, queremos que o consumidor entenda o que vem discriminado nela e tenha a oportunidade de ajustar o seu consumo à bandeira tarifária vigente”, afirma o diretor do Procon Campinas, Ricardo Chiminazzo.
 
 
A energia elétrica no Brasil é gerada por usinas hidrelétricas que, para funcionar, dependem das chuvas e do nível de água nos reservatórios.
 
 
Quando há pouca água armazenada, as usinas termelétricas podem ser ligadas para poupar água dos reservatórios das hidrelétricas e, com isso, os custos com a geração de energia aumentam. As termelétricas podem ser movidas por gás natural, carvão, óleo combustível e diesel.
 
 
Além de explicar os pormenores da conta de energia, a cartilha do Procon Campinas trata, ainda, da audiência pública que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está realizando para promover mudanças no setor (sugestões por e-mail até o dia 20 de fevereiro) e dá dicas úteis para o consumidor economizar energia elétrica.
 
 
A catilha Bandeiras Tarifárias pode ser conferida no site do Procon Campinas http://www.procon.campinas.sp.gov.br/
 
12/02/2015 - 11:36
 
Compartilhe no Facebook Tweet
 
 
Palavras-chave: