Procon e Proteste promovem evento para orientação financeira e renegociação de dívida

imagem do cartaz do procon sobre o evento crédito consciente
Uma parceria entre o Procon de Campinas e a Proteste promove no próximo dia 21 de novembro, em comemoração aos 36 anos de criação do órgão municipal de defesa do consumidor, um dia de atendimento público voltado à renegociação de dívidas e à prática educativa de consumo. A pessoa que está endividada com bancos ou empresas poderá comparecer à unidade móvel na Praça Rui Barbosa (atrás da Catedral Metropolitana) para receber orientação e buscar a melhor forma de solucionar sua situação financeira.

Das 9h às 16h os consumidores que procurarem por ajuda terão o auxílio de um profissional da Proteste, que irá orientar sobre as maneiras se de administrar a renda e renegociar as dívidas. A intenção é levar informação aos consumidores para que eles possam se organizar e restabelecer a saúde financeira.

Para a diretora do Procon, Lúcia Helena Magalhães, o planejamento financeiro pode evitar o endividamento. “Nossa missão como órgão de defesa e proteção do consumidor é, também, alertá-lo para o planejamento do seu orçamento doméstico atentando que, antes dos gastos variáveis ou extras, há as despesas fixas, como água, luz, aluguel, alimentação etc. E que por isso é importante que se tenha consciência da receita e da despesa em seu orçamento”. Complementando, ela aponta para o comportamento impulsivo que às vezes as pessoas têm de comprar produtos ou contratar serviços sem necessidade, “sem pensar se haverá, no final do mês, o dinheiro para saldar a dívida, que se for parcelada ainda vai durar vários meses”, ressalta.

Uma boa dica é a pessoa montar uma planilha com sua receita e gastos para poder enxergar como investe aquilo que recebe, em que período do mês paga mais contas, quais são mais importantes e qual o seu saldo ao final. Um “mapa” financeiro dá a dimensão de como o consumidor vem gastando ou poupando seu dinheiro.

O crédito financeiro muitas vezes permite ao consumidor realizar um sonho, como o da casa própria, porque comprar à vista um imóvel é muito mais difícil. Mas comprometer o salário com diversas dívidas parceladas pode colocar a pessoa em uma situação inviável, fazendo ela ir buscar crédito atrás de crédito para cobrir o anterior, transformando tudo em uma bola de neve. Um exemplo é pagar o cartão de crédito na forma rotativa ou parcelada. Os juros e a correção monetária só aumentam a fatura mês a mês. Aqui, muitas vezes, pode ser necessária a renegociação da dívida para o restabelecimento financeiro.

Para os órgãos de defesa do consumidor o ideal é a compra à vista. Nesta modalidade de pagamento é possível até mesmo negociar um desconto. “Poupar o dinheiro para comprar uma máquina de lavar pode sair mais barato do que pagar os juros embutidos no parcelamento”, comenta Lúcia.

Cartilha

A cartilha “Crédito & Cidadania” será distribuída aos consumidores no dia 21 de novembro, que traz os direitos e os deveres financeiros e tem um abecedário do crédito e finanças. O material aborda os mais diferentes créditos existentes no mercado, esclarecendo como cada um pode ser utilizado e em que condições. Ou ainda, como renegociar a dívida e como fugir do superendividamento.

Procon

Em 1977, nascia em Campinas o primeiro órgão de defesa e proteção do consumidor municipal do país, por meio da Lei 4.572, quando foi criado o Serviço de Defesa do Consumidor (Sedecon). Vinte e oito anos depois passou a se chamar Procon (Departamento de Proteção ao Consumidor).

Ao longo desses anos, o órgão passou por diversas reestruturações tendo sempre como objetivo o aperfeiçoamento do atendimento da população, e, agora, promove a promoção da conciliação entre consumidores e fornecedores na busca da melhor da solução do problema. Ao mesmo tempo, o Procon trabalha a descentralização do atendimento, para alcançar toda a população do município e a questão da educação consumeirista. Sua página na internet é a: www.procon.campinas.sp.gov.br .

Atualmente, o Procon de Campinas integra o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que pertence ao Ministério da Justiça, e está regularmente reunido com os Procons de outros municípios e entidades civis com o intuito de aprimorando sua atuação.

Proteste

A Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) é uma entidade civil sem fins lucrativos, apartidária, independente de governos e empresas, que atua na defesa e no fortalecimento dos direitos dos consumidores brasileiros, fundada em 16 de julho de 2001.

A associação tem como missão, segundo sua página na internet (www.proteste.org.br) promover a defesa dos consumidores e cidadãos, prover a melhor decisão de compra para o associado e contribuir para melhorar as relações de consumo na sociedade.

Uma de suas características é a realização de testes e estudos comparativos de produtos e serviços de todo tipo. Esses testes apontam não apenas se os produtos seguem as normas, como os classificam em uma escala decrescente de qualidade. Assim, o consumidor sempre encontra o melhor do teste e também a escolha certa, o produto ou serviço que tem a melhor relação qualidade (boa)/preço, para facilitar sua escolha e fortalecer o seu poder de compra.
14/11/2013 - 13:59