Procon divulga pesquisa de preços de produtos típicos de festas juninas

imagem arquivo PMC- festa junina
 
Procon divulga pesquisa de preços de produtos típicos de festas juninas
 
22/06/2015 - 13:56
 
 
 
Como a temporada de festas juninas e afins já está aberta, o Procon Campinas está disponibilizando, a partir desta segunda-feira, 22 de junho, uma pesquisa de preços de produtos típicos da época e uma cartilha informativa sobre cuidados a serem observados na hora de comprar comidas, bebidas, roupas e maquiagem. O material pode ser consultado no endereço eletrônico http://www.procon.campinas.sp.gov.br/informativo-e-pesquisa-pre-o-produt...
 
A pesquisa foi realizada em 16 estabelecimentos de campinas na última semana de maio e na primeira semana de junho. Foram consultados 31 produtos, sendo 19 do tipo processados, 4 bebidas e 8 produtos a granel.
 
De acordo com a pesquisa, entre os produtos fechados (23 processados e bebidas), houve uma variação de até 53% no preço máximo, isto é, no maior preço encontrado comparado ao preço médio do mesmo produto.
 
Já a parte de produtos a granel apresentou variação ainda maior, de até 122%, em parte pelas diferenças de fornecedor e da qualidade dos produtos.
 
Entre os produtos fechados pesquisados estão amendoim cru, bolo de fubá, bolo de milho, canela em casca, fubá, farinha de milho, canjica de milho, maria mole, milho para pipoca, paçoca de amendoim, pé de moleque, pó para curau e polvilho azedo e doce.
 
As bebidas pesquisadas foram duas marcas de aguardente e duas marcas de vinho tinto.
 
Os produtos in natura que fizeram parte da pesquisa são batatas doces branca e roxa, gengibre, maçãs Argentina, Fugi e Gala, mandioca e pinhão.
 
Estabelecimentos
 
O Procon estabeleceu pontuação para os estabelecimentos pesquisados sendo atribuído 1 ponto para cada produto com preço igual ou inferior ao preço médio.
 
Neste quesito, nenhum estabelecimento atingiu a pontuação máxima (30 pontos), mas a pesquisa aponta para os locais com o maior número de itens com preço inferior ou próximo da média.
 
Cartilha
 
O endereço eletrônico do Procon Campinas hospeda também a cartilha sobre cuidados que o consumidor deve ter para comprar produtos para as festas.
 
O documento traz informações sobre alimentos, roupas típicas, maquiagens, e bebidas.