PROCON Campinas orienta sobre a compra de pescado

Imagem extraída do google sem restrição de uso e compartilhamento

Nesta época do ano é comum o aumento do consumo de pescados. Sabendo disto, o PROCON Campinas elaborou este pequeno informativo com dicas e orientações para o consumidor não errar na compra desse produto:

Pescados Frescos:

• Observe o local de disposição do produto. Os peixes deverão estar alocados em recipiente com uma espessa (grossa) camada de gelo ou refrigerados;

Peixes alocados em lugares com pedaços de metais, areia, plástico, poeira e próximo de produtos químicos (material de higiene, limpeza e venenos) não devem ser adquiridos.

• Verifique a aparência do produto;
  • As escamas devem estar firmes, transparentes e brilhantes;
  • A pele deve estar úmida;
  • Os olhos devem estar brilhantes e salientes;
  • A carne deve estar com boa consistência e elasticidade.

Pescados Congelados:

• Observe a data de validade do produto;

Comercializar produto vencido é crime. Denuncie! Disque 151 e 190.

Alguns Supermercados vinculados à Associação Paulista de Supermercados - APAS aderiram à campanha “De Olho na Validade” da Fundação PROCON SP e APAS. Os estabelecimentos participantes possuem um cartaz da campanha. Localizando um produto vencido o consumidor deve se dirigir ao caixa ou gerência para apresentar o produto e tem direito ao mesmo produto, dentro da validade, gratuitamente.

• Verifique se o produto contém a informação de preço, que deverá estar afixada no produto ou na gôndola ou ser verificado no leitor;
  •  Observe se o produto está congelado na temperatura informada pelo fabricante na embalagem;

Produtos úmidos ou amolecidos não devem ser adquiridos.

Pescados Salgados e secos:

• Verifique a data de validade do produto;
  • Observe como o produto está alocado para comercialização;

Peixes colocados em lugares com pedaços de metais, areia, plástico, poeira e próximo de produtos químicos (material de higiene, limpeza e venenos) não devem ser adquiridos;

• Verifique se não há a presença de mofo, ovos ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas, limosidade superficial, amolecimento e odor desagradável, que indicam que o produto não está bom para consumo;
  • Quando vendido embalado, deve apresentar no rótulo a denominação de venda, data de validade, país de origem, prazo de validade, selo de inspeção federal e outras informações obrigatórias;

Frutos do Mar:

Crustáceos: devem ter aspecto geral brilhante, úmido; corpo em curvatura natural, rígida, patas firmes e resistentes; pernas inteiras e firmes; carapaça bem aderente ao corpo; coloração própria à espécie, sem qualquer pigmentação estranha; (ANVISA)

Se o produto estiver mole e não apresentar coloração alaranjada ou negra na carapaça, não compre.

O produto deve estar alocado sobre uma espessa camada de gelo ou congelado.

Observe a data de validade e a informação de preço.

Caranguejos e siris: devem estar vivos e vigorosos; possuir cheiro próprio e suave; aspecto geral brilhante, úmido; corpo em curvatura natural, rígida, patas firmes e resistentes; pernas inteiras e firmes; carapaça bem aderente ao corpo; coloração própria à espécie, sem qualquer pigmentação estranha e devem apresentar olhos vivos, destacados. (ANVISA)

Mariscos: devem ser expostos à venda vivos, com valvas fechadas e com retenção de água incolor e límpida nas conchas; apresentar cheiro agradável e pronunciado; ter a carne úmida, bem aderente à concha, de aspecto esponjoso, de cor a cinzentada-clara nas ostras e amarelada nos mexilhões (ANVISA).

Polvos, lula: devem ter a pele lisa e úmida; olhos vivos e salientes; carne consistente e elástica; cheiro próprio (levemente adocicado); e ausência de qualquer pigmentação estranha à espécie (ANVISA).

O produto deve estar alocado sobre uma espessa camada de gelo ou congelado.

Observe a data de validade e a informação de preço.

Sushi e sashimi

Os vegetais utilizados nos sushis devem ser lavados adequadamente para evitar contaminação;

O peixe utilizado no preparo deve estar fresco.

Observe a higiene do restaurante escolhido;

Visite à cozinha. Em Campinas as Leis Municipais nº 8.431/95 e 11.991/04  permitem ao consumidor acessar às dependências da cozinha e ver como os alimentos são preparados.

Observe as condições de armazenamento do produto.

Se optar por fazer o produto em casa, se atente às dicas de compra do produto informadas no item peixe fresco.

Se optar por adquiri-lo em um supermercado, observe a data de validade, as condições de armazenamento, a informação de preço, o nome do produtor, data de fabricação...