Procon de Campinas divulga pesquisa sobre produtos de Páscoa

imagem: PMC

O Procon de Campinas divulgou nesta quarta-feira, 5 de abril, a pesquisa de preços sobre produtos de Páscoa, realizada em parceria com a Fundação Procon. Foram comparados preços de 158 itens, sendo 47 barras de chocolate, 10 bolos de Páscoa, 14 bombons e 87 ovos de diversas marcas, tipos e modelos.
 
O levantamento foi feito em 10 estabelecimentos da cidade, nos dias 21 e 22 de março. Só fizeram parte da comparação os produtos comercializados em no mínimo três dos locais visitados.
 
Entre as barras de chocolate, a que apresentou a maior variação – 70,64% - foi a Hershey´s Special Dark 100g; entre os bolos, a Village Bella Páscoa Frutas Light 400g apresentou variação de 33,68%. Entre os bombons, a maior diferença encontrada – 58,68% - foi a marca Ferrero Rocher 12 unidades. Dos ovos de Páscoa, a maior variação foi a da marca Lacta Shot 236g, com 52,07% de diferença entre o menor e o maior preço.
 
De acordo com a diretora do Procon de Campinas, Yara Pupo, é importante que o consumidor pesquise os preços antes de fazer as compras de Páscoa. “A pesquisa do Procon tem a finalidade de auxiliar os consumidores na aquisição de produtos, inclusive os sazonais, e demonstra que é uma aliada, uma vez que os consumidores podem economizar consideravelmente ao pesquisarem os preços dos mesmos produtos em diversos estabelecimentos”, afirmou.
 
Yara lembrou, ainda, que é preciso dar atenção especial, também, para o orçamento familiar. “Antes de fazer as compras de Páscoa é preciso ver como o orçamento da família está. Talvez seja possível trocar o ovo de Páscoa, por exemplo, por uma caixa de bombons ou mesmo por uma barra de chocolate. O importante é o carinho”, completou.
 
A pesquisa completa está disponível do Procon, no endereço https://procon.campinas.sp.gov.br/ .
 
Confira algumas dicas do Procon:
 
- Pesquise os preços dos produtos, que podem variar conforme a marca, o peso e o estabelecimento;
 
- Verifique se os rótulos dos produtos contêm a identificação do fabricante, a data de fabricação e validade, o peso e a composição;
 
- Verifique, também, se há violação do conteúdo, como furos e amassados;
 
- Produtos caseiros devem obedecer às mesmas regras de comercialização dos industrializados e também são obrigados a fornecer nota fiscal;
 
- Data de fabricação e validade do produto de produtos alimentícios devem estar em local visível, conforme previsto no Decreto 17.887/2013;
 
- Quando houver inclusão de brinquedos nos ovos de chocolate, o consumidor deve observar e a embalagem traz o selo do Inmetro e a idade recomendada para o uso do brinquedo.

 

05/04/2017 - 09:53