Procon de Campinas celebra Dia do Consumidor com ranking e sessão virtual

crédito PMC

Para marcar o Dia Internacional do Consumidor nesta segunda-feira, 15 de março, o Procon de Campinas dará início à realização de audiências virtuais de conciliação entre fornecedores e consumidores. Como já é de praxe, o órgão irá também divulgar o ranking anual com as empresas e segmentos mais reclamados no ano de 2020.
 
As audiências presenciais de conciliação, que eram realizadas na sede administrativa do Procon, no bairro Cambuí, foram suspensas em março de 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus.
 
A previsão do órgão é realizar, inicialmente, uma média de 32 sessões virtuais por semana. Consumidores e empresas já estão sendo notificados, ocasião em que recebem o link, data e horário para acessar a sala virtual de conciliação.
 
No decorrer da semana passada, o Procon realizou um piloto com 12 sessões virtuais das quais participaram consumidor, empresa e conciliador do órgão de defesa.
 
"Fizemos um teste com a plataforma que utilizaremos para as sessões virtuais, inclusive para verificarmos como os consumidores reagiriam e se teriam dificuldades em utilizar a ferramenta." disse a diretora Yara Pupo.
 
Para auxiliar os consumidores no acesso à plataforma, o Procon disponibiliza em seu site um tutorial com o passo a passo.
 

Ainda, nesse período em que as audiências presenciais estavam suspensas,  foi realizado um mutirão com a notificação de 18 (dezoito) empresas, entre as mais reclamadas no ano de 2020, para apresentarem proposta de acordo diretamente aos consumidores. Ao todo, 615 processos foram contemplados por essa iniciativa. 
 
No período que antecedeu a pandemia, entre janeiro e março de 2020, o Procon Campinas realizou 972 audiências presenciais.
 
“As sessões virtuais, além de atenderem as orientações sanitárias neste momento de pandemia, possibilitam o diálogo entre consumidor e empresa na presença de um conciliador do Procon. Além da redução de tempo e custo de deslocamento, outra vantagem é que os consumidores podem participar das audiências com celular, tablet ou computadores na comodidade das suas casas”, salienta a diretora do Procon Campinas, Yara Pupo.
 
Ranking
 
O Procon de Campinas divulga, também, o ranking anual com as empresas e segmentos mais reclamados no ano de 2020. Para acessar, clique em  https://procon.campinas.sp.gov.br/ranking-mensal-anual .
Entre as 10 empresas mais reclamadas no período, quatro atuam no comércio eletrônico, sendo esse o segmento mais demandado no órgão.
 
Em 2020, o Procon realizou um total de 132.888 atendimentos, a maioria por telefone ou pela internet. Em 2019, foram 167.823 atendimentos.
 
“Embora o Procon tenha atendido um número um pouco menor de consumidores do que no ano anterior, as demandas relacionadas ao comércio eletrônico cresceram significativamente durante a pandemia”, relata a diretora do órgão. De acordo com o relatório, foram registradas 2.378 e 3.206 queixas  contra o segmento nos anos de 2019 e 2020, respectivamente.
 
Dia Mundial dos Direitos do Consumidor
 
O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi comemorado, pela primeira vez, em 15 de março de 1983, A efeméride foi instituída em razão da declaração do presidente dos EUA, John Kennedy , ao Congresso Americano, em 15/03/1962, enfatizando o direito do consumidor à segurança, à informação, de escolha e de ser ouvido.
 
No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor foi publicado em 11 de setembro de 1990, com a Lei nº 8.078 e entrou em vigor há 30 anos, em 11 de março de 1991.
 
Atendimento
 
Os registros de reclamações e denúncias de consumidores podem ser realizados pelo site do Procon no endereço https://procon.campinas.sp.gov.br/ e aplicativo (disponível para android e iOS).

15/03/2021 - 11:06