Procon alerta consumidor sobre agências bancárias fechadas

imagem de um cartaz com os dizeres procon alerta
 
Em razão do fechamento das agências bancárias devido à greve dos bancários, iniciada nesta quinta-feira, dia 19 de setembro, o Procon de Campinas orienta os consumidores quanto ao pagamento de suas contas para que não sejam lesados ou venham a ser prejudicados. As orientações estão disponíveis no informativo publicado na página do órgão, no endereço www.procon.campinas.sp.gov.br . Segundo o Procon, é direito básico do consumidor o acesso à prestação de serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos.
 
De acordo com a diretora do Procon, Lúcia Helena Magalhães, o consumidor deve encontrar uma forma de fazer o pagamento das suas contas, porque o não pagamento pode acarretar a cobrança de multa e juros por atraso. Para isso, ele pode buscar os postos de autoatendimento ou diretamente com o credor. “É bom observar que alguns boletos podem ser pagos em casas lotéricas, correspondentes bancários (lojas, supermercados, farmácias etc.) e até mesmo via internet”, orienta Lúcia.
 
Entretanto, se o consumidor não conseguir pagar a conta, o Procon orienta para que ele entre em contato com o banco, pelos canais de atendimento (SAC, e-mail, chat etc.), para obter o endereço das agências eventualmente em funcionamento.
 
Os bancos também possuem o serviço de ouvidoria, que poderá ser comunicada sobre a reclamação do consumidor.
 
O Procon também apresenta outra opção: o consumidor pode propor ao credor a alteração do vencimento por motivo da greve, sempre anotando o número do protocolo do contato, se houver.
 
Caso a solicitação não seja atendida, o órgão esclarece que o consumidor pode registrar uma reclamação, tendo sempre os protocolos dos contatos com os bancos. Os canais são os seguintes: via internet no site do Procon, clicando no link ‘Reclamações on line’. Ou comparecer a um dos postos de atendimento, conforme abaixo.
 
Denúncias podem ser feita pelo telefone 151, assim como receber orientações e tirar dúvidas. O canal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 14h. Outro canal à disposição do consumidor é o Chat, também na página www.procon.campinas.sp.gov.br .
 
Postos do Procon Campinas
 
Central - de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h - Avenida Francisco Glicério, 1307 – Centro
 
Poupatempo no Campinas Shopping - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e de sábado, das 8h às 14h - Rua Jacy Teixeira Camargo, 940, Jardim do Lago, dentro do Poupatempo
 
Horto Shopping do Terminal Ouro Verde - de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h - Rua Armando Frederico Renganeschi, 61, Jardim Cristina (ao lado do terminal de ônibus Ouro Verde).
 
Dois veículos identificados como Procon Móvel também estão à disposição dos consumidores em dias e regiões específicas. Entre no site www.procon.campinas.sp.gov.br e confira os endereços.
 
19/09/2013 - 11:26
 
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