O Procon de Campinas, em uma ação inédita na história de sua gestão, divulga nesta quinta-feira, dia 13 de setembro, um ranking anual com o nome das 15 empresas mais reclamadas no órgão. O objetivo é oferece aos consumidores cada vez mais informações, orientando quanto aos seus direitos, bem como fornecer uma fonte comparativa da qualidade dos serviços prestados ou produtos fornecidos pelas empresas.
No mesmo relatório, os consumidores também terão a possibilidade de averiguar quais dessas empresas que mais atendem às reclamações formuladas no órgão. O relatório traz informações relativas ao período de de 1º de setembro de 2011 a 1º de setembro de 2012, e está disponível na página http://www.procon.campinas.sp.gov.br .
O ranking mostra que praticamente metade das 48.333 queixas registradas no período, (cerca de 48%), corresponde às 15 empresas denominadas no relatório. A Telefônica, que engloba os serviços de telefonia fixa, tv a cabo e a internet banda larga, lidera a lista com 2.941 reclamações. Em segundo lugar figura o grupo Itaú, formado pelo banco, cartões Itaú, Unibanco, Itaucred, veículos Itaú-Unibanco, Garantech, Luizacred-consignados, Itaú Seguros, Hipercad, bancos Dibens e Fiat, BFB Leasing, Finaustria, Provar Negócios e Varejos, Itaú Vida e Previdência, com 2.880 reclamações. E na terceira posição está a Claro com 1.968 queixas.
A diferença entre a primeira colocada (Telefônica) e a última (Vivo) é de 2.276 reclamações. O que ainda pode ser observado no relatório é que a maioria das empresas é do segmento financeiro (bancos e financeiras) e em segundo lugar estão as de telefonia (Telefônica, Claro, Tim, Embratel e Vivo). Outros grupos também pode ser pesquisado no link.
A nova forma de apresentação dos registros de consumidores no Procon pode auxiliar as pessoas na hora da escolha de uma empresa para a prestação de serviço ou para a compra de produto. "O consumidor precisa ter um parâmetro para optar por esse ou aquele fornecedor. Acreditamos que o ranking possa ajudá-lo a evitar problemas posteriores à aquisição do
produto, na medida em que, por meio das informações divulgadas facilmente identificará qual a melhor opção de contratação, comparando os dados de quantidade de reclamações e do índice de solução das empresas", salienta a diretora do órgão, Viviane Carvalho de Moura Belmont.
A divulgação visa dar publicidade aos atendimentos e trabalhos registrados pelo Procon, principalmente atendendo aos interesses da coletividade de consumidores da cidade de Campinas, inclusive com respaldo da recente Lei de Acesso à Informação (nº 12.527/11), que disciplina a publicidade dos atos no âmbito da administração pública e de interesse
público e social, tudo em conformidade com os princípios previstos no artigo 37, da Constituição Federal.
Resolução
Para dar mais subsídios ao consumidor, o Procon divulga também o índice de resolução das reclamações de cada empresa. A Net Campinas é a que parece em primeiro lugar por ter resolvido 96% das queixas., seguida pelo BMG, Itaú e Banco BGN (95%). Depois vem a Claro (94), Telefônica e Vivo (93), Bradesco (92), Casas Bahia (91) e Embratel (90). Abaixo dos 90% tem a BV Financeira (89), Banco do Brasil (88), Banco Santander (86), CPFL (85) e a Tim (76).
A Telefônica, por exemplo, teve 93% reclamações contra ela resolvidas. O grupo Itaú, apesar de estar em segundo lugar no número de reclamações, está à frente da Telefônica na resolução das queixas com o índice de 95%.
Regina Rocha Pitta