Fiscalização do Procon passa a atuar com tablets 3G

imagem da fachada do prédio do PROCON Campinas - foto de Rogério Capela

 

Fiscalização do Procon passa a atuar com tablets 3G
 
28/12/2012 - 17:58  
 
Natália Peloggia
 
 
O Procon de Campinas passou a contar, a partir desta sexta-feira, dia 28 de dezembro, com quinze tablets modelo Samsumg Galaxy Tab 2, equipados com internet 3G e 100 novos coletes identificadores para serem utilizados pelas equipes de fiscalização, que já levaram para as ruas os novos aparelhos. Nesta sexta-feira, a vistoria foi no aeroporto e na rodoviária, porque o movimento de passageiros aumenta devido à proximidade com o feriado de Ano Novo.
 
Segundo a diretora do Procon, Viviane Carvalho de Moura Belmont, a vantagem destes equipamentos é que os fiscais vão poder tirar dúvidas online sobre leis do Código de Defesa do Consumidor e digitar o auto de infração diretamente no tablet.
 
 
 
“A aquisição dos tablets traz modernização ao Procon e vai facilitar a vida dos fiscais e melhorar a qualidade da fiscalização, o que acaba refletindo em benefícios ao consumidor”, avalia a diretora.
 
Ainda de acordo com Viviane, o próximo passo é um projeto piloto que tem como meta instalar no tablet um aplicativo que se conecta a uma mini-impressora e que vai imprimir, na hora, o auto de infração, eliminando papéis. “Assim que o auto for lavrado pelos fiscais, o fornecedor já recebe a cópia imediatamente e os dados já ficam inseridos no sistema do Procon”, explica Viviane.
 
A ideia é implantar esta novidade ainda no começo de 2013. O Procon também recebeu os novos modelos de coletes, que identificam os fiscais durante as vistorias. O órgão de defesa do consumidor de Campinas possui 16 fiscais, que se revezam em turnos e equipes, conforme a demanda.
 
A fiscalização do Procon trabalha tanto com base em denúncias dos consumidores quanto nas visitas de rotina, aonde são checados diversos itens como, por exemplo, a exigência de placa com o telefone do Procon, atendimento preferencial para portadores de deficiência, idosos e gestantes até data de validade de alimentos, etc.