Feira de Empregos oferecerá mais de 3 mil vagas e orientação a trabalhador

foto estação cultura - Rogério Capela

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, promove nestes dias 28 e 29 de setembro, das 10h às 17h, na Estação Cultura, a Feira de Empregos, espaço para divulgação de projetos e serviços das organizações e para o recrutamento de pessoas. No evento mais de 2 mil vagas de trabalho, além de orientação diversificada, estarão à disposição dos trabalhadores.

A Feira estará estruturada em estandes para expositores, mini auditórios para a realização de entrevistas de emprego e oficinas de orientação profissional. No auditório principal, palestras e debates abordarão questões relativas ao mercado de trabalho e empregabilidade, entre outros.
Haverá, ainda, pré-cadastramento para interessados em atuar como flanelinhas e também inscrições para diversos cursos do Plano Territorial de Qualificação (PLANTEQ).

O evento é realizado em parceria em parceria com diversas entidades e organizações, como a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC); a Comissão Municipal de Emprego, o Sebrae, o Senai e o Senac, o Clube de Dirigentes Lojistas (CDL), o Sindivarejistas, o Sindilojas, grupo Anhanguera Educacional; Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Um estande do Procon-Campinas também será montado para orientação dos participantes nas questões relacionadas ao consumo.

A realização da Feira, lembra a secretária municipal de Trabalho e Renda, Silvana Rigolin Ferreira, tem por objetivo a construção de um espaço de interação entre todos os envolvidos no cenário do mercado de trabalho e, deste modo, contribuir para o aumento da probabilidade de obtenção de emprego e trabalho, e da participação das pessoas em processos de geração de oportunidades de trabalho e de renda.

O trabalhador que for à Feira de Empregos terá à disposição serviço de captação de vagas, por meio da equipe de atendimento do Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) Edson Pereira da Silva; cadastramento e encaminhamento para entrevistas de empregos. Para participar, é preciso portar CPF, RG, carteira de trabalho e número do PIS – quem não tiver esse número poderá gerá-lo no atendimento.

Os serviços disponibilizados pelo CPAT na Feira incluem, ainda, cadastramento e encaminhamento de trabalhadores a diversos cursos de qualificação profissional; emissão da Carteira de Trabalho; formalização de trabalhadores autônomos ou informais junto ao projeto Micro Empreendedor Individual – MEI, que será efetuado por meio da Casa do Empreendedor.

Para atender aos pequenos empreendedores a Feira disponibilizará, ainda, informações sobre a concessão de micro crédito fornecidas por funcionários do Banco Popular da Mulher e do Banco do Povo Paulista.

Qualificação

A Feira oferecerá aos trabalhadores participantes, também, oficinas do conhecimento que abordará temas como: marketing pessoal; elaboração de Curriculum; habilidades de Comunicação; como encarar uma entrevista; postura e imagem profissional. Haverá, durante a realização do evento, debates e palestras abordando temas de grande relevância e de interesse do público-alvo.

O estímulo à qualificação profissional é um dos objetivos da Feira, lembra a secretária. “A questão da qualificação profissional terá espaço privilegiado, com o objetivo de disseminar a ideia de que, quanto maior a qualificação, maiores as chances de conseguir emprego e permanecer e evoluir no mercado de trabalho”, observa.

Assim como a obtenção de um posto de trabalho, o desenvolvimento na carreira é, igualmente, meta de grande parte dos trabalhadores. E por conta disto, o evento abordará orientações sobre este tema e, ainda, informações sobre áreas que mais empregam, entre elas, as de atendimento ao consumidor (telemarketing), alimentação, comércio, serviços; supermercados, lanchonetes, limpeza, portaria e vigilância.

Vantagens

Ao trabalhador que participar, a Feira trará vantagens como a possibilidade de conhecer e candidatar-se a várias oportunidades de emprego; a elaboração correta do currículo; a possibilidade de resposta imediata da seleção ou pré inscrição; a redução do custo e tempo em mailings e resposta a anúncios; a oportunidade de conhecer pessoas e empresas e a participação nas oficinas do conhecimento.

Em relação ao empregador, há também vantagens. Entre elas, a aproximação das empresas com o mercado de recursos humanos; a redução nos custos e agilidade no processo de recrutamento e seleção; a visibilidade e consolidação da marca institucional devido ao número expressivo de visitantes; a captação de novos alunos para as instituições de ensino e empresas de qualificação profissional; a divulgação de produtos e serviços ao grande público e o baixo custo por contato realizado (custo despendido na colocação de anúncios em jornais, seleção de currículos, telefonemas e entrevistas).

27/09/2012 - 18:28 -

Maria do Carmo Pagani