Chat' amplia canais de comunicação do Procon

imagem de chat extraída do google sem restrição de uso ou compartilhamento

Chat' amplia canais de comunicação do Procon

01/08/2012 - 15:17

Compartilhe no Facebook   Compartilhe no Orkut

Regina Rocha Pitta

Com o objetivo de se manter mais próximo dos consumidores desde este mês de julho de 2012, o Procon de Campinas ampliou seus canais de comunicação, com o atendimento das pessoas por meio de chat. Esta ferramenta permite aos usuários contato online com o Procon em tempo real, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16, e, a princípio, dispensa o comparecimento na sua sede.

Outra novidade que também implementada para auxiliar o consumidor na busca de respostas sobre os seus direitos foi a reformulação do site www.procon.campinas.sp.gov.br , que agora apresenta um design mais moderno e dinâmico, trazendo o Código de Defesa do Consumidor em áudio, possibilidade de bloqueio de ligações de telemarketing, dentre outras inovações.

Para a diretora do Procon, Viviane Carvalho de Moura Belmont, o intuito da implementação do novo canal de comunicação e da modernização do portal é tornar mais rápido e eficiente o acesso às informações, divulgando amplamente a legislação e notícias que dizem respeito aos consumidores.

Hoje, muitos consumidores fazem parte de redes sociais, que é um meio de difundir informações em um curto espaço de tempo, alcançando um número muito grande de pessoas. Por isso, precisamos acompanhar a evolução tecnológica e aperfeiçoar os mecanismos, facilitando a forma de contato entre o Procon e o consumidor”, ressalta.

Modernização

O novo site foi projetado pela equipe do Setor de Desenvolvimento de Software da Informática de Municípios Associados S/A (IMA), que utilizou uma tecnologia moderna que permite os próprios funcionários do Procon gerenciar o conteúdo do site, dando mais autonomia ao órgão para executar alterações ou fazer publicações.

Segundo o web design, Marcelo Spano, o portal traz uma série de inovações comparado ao anterior. “Ele será otimizado para dispositivos móveis, como o IPad, Smartphone, celular etc. e redimensionará o layout da página adaptando para estes tipos de dispositivos, o que melhora a navegação na internet”, explica ele.

O novo portal permite também aos usuários compartilhar as notícias no Twitter, no Facebook e no Google +. Todas as mensagens postadas no Twitter do Procon (twitter.com/ProconCampinas) poderão ser visualizadas na página principal.

A modernização dos canais de comunicação do Procon tiveram início em dezembro de 2011, quando o órgão criou seu perfil no Facebook e no Twitter, com o intuito de estar mais perto do consumidor e levar dicas e orientações com mais rapidez. Segundo Viviane, “só a fan page do Facebook teve 174 mil acessos de dezembro a junho. No último mês tivemos 1.300 acessos por semana”. Em média são postadas por volta de 15 notícias diárias, além de links com entrevistas e matérias sobre direito do consumidor de outros veículos de comunicação.

Novidades no Portal

Agora, o consumidor que não tiver interesse em receber ligações de operadoras de telemarketing não precisará ir até a sede do Procon para solicitar a inclusão do seu nome no cadastro. Agora a pessoa poderá acessar o link no portal “Bloqueio de Telemarketing“ e se cadastrar por intermédio do site da Fundação Procon-SP.

Os usuários que tiverem interesse em saber o preço de determinados produtos que fizeram parte de pesquisas levantadas pelo Procon ao longo dos últimos anos, como artigos de festa junina, de Natal ou de Páscoa, podem consultar as informações no banco de dados do órgão, também disponível na página. “Haverá um filtro para pesquisar e facilitar a busca. Este banco pode ajudar na comparação de preços no decorrer dos anos, por exemplo”, explica a diretora.

CDC em áudio

Outra novidade está relacionada diretamente às pessoas com deficiência visual, que também serão contempladas. Por meio do link da Câmara dos Deputados Federais, o usuário poderá acessar o Código de Defesa do Consumidor (CDC) em áudio. “Disponibilizar este tipo de informação no site permite atingir um maior número de consumidores”, comenta a diretora.

Quem visitar o site pode observar que ele traz um volume maior de informações na barra de acesso, comparado ao anterior. No menu “Procon Orienta” estão os Informativos, Perguntas mais Frequentes, Notícias sobre o Procon. O consumidor encontra também a legislação pertinente à defesa do consumidor em nível municipal, estadual e federal.

Uma novidade é que os fornecedores também são atendimento pelo “Fale Conosco”, caso tenham alguma dúvida sobre as leis que protegem os consumidores, e também sobre os seus deveres, como prestadores de serviços e/ou vendedores de produtos.

Entendemos que a proteção ao consumidor também é alcançada no momento que orientamos os fornecedores de seus deveres, nos antecipando na defesa dos interesses dos consumidores, juntamente com ações de divulgação e orientação dos direitos e a efetiva punição às empresas na constatação de infrações à legislação consumerista, por intermédio das decisões administrativas diariamente proferidas”, finaliza Viviane.

Serviço:

Procon Campinas – órgão de defesa do consumidor

Avenida Francisco Glicério, 1307 – Centro – Campinas-SP

CEP: 13.012-000

Horário de atendimento pessoal: de 2ª. e 6ª. feira, das 9h às 16h

Denúncias: Disque 151 – de 2ª. a 6ª. feira, das 8h às 20h e aos sábados, das 8h às 14h

Portal do Procon: www.procon.campinas.sp.gov.br - atendimento via Chat

Endereço no Facebook: www.facebook.com/pages/Procon-Campinas/133714353409182?ref=ts

Twitter: http://twitter.com/#!/ProconCampinas

Palavras-chave: