Cartilha comemora aniversário do Código de Defesa do Consumidor

imagem da capa da cartilha

Em homenagem ao 23º aniversário da aprovação do Código de Defesa do Consumidor (CDC), comemorado neste dia 11 de setembro, o Procon de Campinas lança a cartilha Práticas Esportivas – Academias, com dicas e orientações para a contratação dos serviços oferecidos por esse tipo de atividade, assim como o resultado de fiscalização realizada em agosto em diversas academias esportivas.

O verão está se aproximando e muita gente já começa a se incomodar com aquela gordurinha que pode sobressair no biquíni ou na sunga. E é nesta época que a pessoas resolvem buscar as academias esportivas para se exercitar e gastar as calorias a mais. Contudo, ingressar em uma academia ou contratar os serviços requer alguns cuidados. Por isso, o Procon de Campinas divulga, por meio de cartilha, orientações para os consumidores que desejam entrar em forma com a prática de exercícios.

São vários os aspectos que o consumidor deve levar em conta antes de fechar o contrato com a academia. O ideal é que ele faça uma visita ao local, observe a estrutura oferecida, como a higiene de equipamentos de ginástica (pranchas, bicicletas, piscinas) e banheiros que são utilizados pelos alunos. Fazer uma aula-teste também é aconselhável, porque assim é possível ter uma noção do tempo e de como funciona o espaço no seu dia a dia. Mas a primeira orientação do Procon é para que a pessoa pesquise a idoneidade da empresa, e para isso ela pode checar junto ao órgão de defesa se há reclamações contra ela. Veja também se os profissionais atendem o que exigem as respectivas legislações.

Pesquisar preços também ajuda na escolha. É bom lembrar que nem sempre o mais caro é o melhor ou vice-versa. Peça um orçamento, às vezes planos trimestrais ou semestrais valem mais a pena. Faça as contas.

A utilização de suplementos alimentares por quem pratica musculação é muito comum, mas o Procon chama a atenção para o perigo do uso indiscriminado dessas substâncias que podem ser prejudiciais ao organismo. O conselho é para que só utilize sob a orientação de um médico ou nutricionista. E principalmente só adquirir produtos que tenham registro na Agência Nacioal de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Cancelamento

Um item importante a ser observado é sobre o cancelamento de contrato. “O consumidor que quiser rescindir o contrato deve estar atento às regras descritas no documento sobre a multa rescisória, prazo de aviso e condições. Caso o percentual de multa seja abusivo, o aluno deve procurar o Procon da cidade para solicitar orientações”, esclarece a diretora do Procon de Campinas, Lúcia Helena Magalhães.

Fiscalização

Fiscalização realizada pelo Procon de Campinas em 37 academias esportivas, durante o mês de agosto, resultou no registro de 171 irregularidades, a maioria relacionada a falta de cartazes indicando atendimento preferencial de doadores de sangue, de medula óssea e do Procon exigidos pelas respectivas leis. A vistoria abrangeu estabelecimentos que oferecem aulas de hidroginástica, kung-fu, musculação entre outras modalidades.

Por não terem atendido a notificação lavrada em fiscalização anterior, a All Racquets, Sports, Academia Aquarius, Smart FIT, Health Center & Fitness e a G2 Academia, foram autuadas e deverão apresentar defesa no prazo de dez dias úteis a partir da data de autuação.

O relatório com as informações sobre as fiscalizações pode ser acessado na página www.procon.campinas.sp.gov.br assim como a cartilha “Práticas Esportivas – Academias”.

CDC

Em 1988, a Constituição Federal consagrou a defesa do consumidor como princípio fundamental. Em 11 de setembro de 1990 foi aprovado Código de Defesa do Consumidor e desde então o mercado de consumo brasileiro foi normatizado, buscando o equilíbrio e a harmonia entre consumidores e fornecedores.

11/09/2013 - 18:01