Turma da Mônica protagoniza campanha de consumo consciente

Jonas agradece a Maurício pela participação na campanha - Antonio Oliveira

O desenhista e criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa, participou da apresentação da campanha educativa da Prefeitura de Campinas “Felizcidade é Consumo Consciente” na tarde desta quarta-feira, 21 de outubro, na Sala Azul. A campanha começa a ser veiculada neste mês e tem por objetivo incentivar a sociedade a adotar práticas de consumo mais sustentáveis.

A ação consiste na veiculação de mensagens educativas protagonizadas pelos personagens da Turma da Mônica. O próprio Maurício de Sousa aparecerá em algumas peças, em que contracenará com os personagens em cenários naturais da cidade.

A campanha englobará a veiculação de comerciais em TV, inserções em rádios, anúncios em jornais, internet, revistas e outdoors. Haverá também material específico para ser trabalhado nas salas de aula da rede municipal.

Crianças

O uso dos personagens da Turma da Mônica na campanha tem por objetivo atrair a atenção das crianças para o tema, uma vez que elas têm forte papel multiplicador sobre os pais e familiares. Esta é a primeira vez que Maurício de Sousa permite o uso de seus personagens em uma campanha institucional pública.

“Tenho uma ligação forte, histórica, com Campinas. Fico feliz em poder colaborar na transmissão dessa mensagem”, disse o desenhista. Maurício lembrou, durante o evento, que morou no bairro Cambuí, no passado, e que muitas das suas histórias são inspiradas nas vivências dos seus filhos naquela época.

Ele enfatizou, também, que seus personagens, ao longo dos tempos, sempre estiveram envolvidos em situações que tinham como pano de fundo os contextos social e ambiental, motes da campanha desenvolvida pela Prefeitura.

O prefeito, por sua vez, agradeceu a parceria com Maurício e sua turma. “É uma alegria contar com a Turma da Mônica na campanha que, certamente, atingirá seus objetivos na formação de um novo tipo de consumidor, mais consciente e responsável com as questões sociais e ambientais”, disse Jonas.

Felizcidade

A campanha “Felizcidade é Consumo Consciente” tem por objetivo envolver a sociedade na busca pelo consumo sustentável. Para a Prefeitura, consumidor consciente é aquele que, em suas decisões de compra, não pensa somente no preço ou na marca do produto, mas sim aquele que leva em conta o impacto de suas escolhas para o meio ambiente e a saúde humana, assim como considera as relações justas de trabalho.

A campanha será custeada com verbas do Fundo Municipal de Proteção de Defesa dos Direitos do Consumidor (FMPDDC), formado, principalmente, por multas aplicadas pelo Procon de Campinas. De acordo com a lei, as verbas do fundo devem ser aplicadas exclusivamente em ações de educação para o consumo.

ICC-Camp

Para mensurar o grau de consciência e o comportamento do cidadão de Campinas com relação aos hábitos consumeristas (que dizem respeito à relação entre o consumidor e as lojas), a Prefeitura encomendou uma pesquisa e, com base nela, criou o indicador ICC-Camp (Índice de Consumo Consciente em Campinas).

O indicador aponta que Campinas tem um índice de consumo consciente de 0,75, numa escala de zero a um, sendo que, quanto mais próximo de um, melhor.

O objetivo da Prefeitura é realizar outras pesquisas no futuro para atualizar os índices e saber onde e quanto o município evoluiu em termos de consumo consciente.