Sabadania do CIC Vida Nova terá diversos serviços públicos gratuitos neste sábado, dia 26

A Prefeitura participa do evento com o Procon Campinas, CPAT, Emdec e serviços de saúde e assistência social 25/08/2023 - 14:35

Os moradores da região Sudoeste de Campinas poderão contar com diversos serviços públicos gratuitos neste sábado, 26 de agosto, durante o Sabadania do Centro de Integração da Cidadania (CIC) Vida Nova. O atendimento à população será das 9h às 13h.

A Administração Municipal participa com o Procon Campinas, Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT), Emdec, além de serviços de saúde e assistência social. O CIC Vida Nova fica na rua Odete Therezinha Santucci Octaviano, nº 92, no bairro Vida Nova.

O Sabadania tem o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços públicos disponíveis na região em que moram. A atividade é organizada pelo CIC, que é um programa da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania. A data escolhida para o evento também é especial: neste dia, o CIC Campinas comemora seus 17 anos.

Serviços municipais

Entre os serviços da Prefeitura de Campinas que estarão no local está o Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) que fará cadastros e encaminhamentos para vagas de empregos, além de tirar dúvidas sobre  Microempreendedor Individual (MEI).

Para o secretário municipal de Trabalho e Renda, Gustavo Tella, da pasta responsável pelo CPAT, as ações nos bairros têm sido fundamentais para aproximar os serviços do Centro da população. "É importante levar a oferta de vagas de emprego para os bairros para aumentar as oportunidades para pessoas que tanto precisam", afirmou.

O Procon Campinas também estará no evento para registrar reclamações de consumidores, além de dar dicas sobre relações de consumo. A equipe também distribuirá material educativo. Uma vez por mês, o Procon leva seus serviços ao CIC Vida Nova. Neste mês de agosto, o plantão será realizado no próprio evento. Quem tiver interesse em agendar atendimento para os próximos plantões, podem entrar em contato com o CIC pelos telefones (19) 3226-6161 e 3226-6889.

A diretora do Procon Campinas, Yara Pupo, reforçou que os eventos descentralizados nas regiões, e aos sábados, auxiliam as pessoas que não conseguem procurar o Procon ou outros serviços públicos durante a semana. “Ter seus direitos enquanto consumidor respeitados também é um exercício de cidadania. O Procon oferece diversos canais de atendimento e também participa de oportunidades como essa para que os cidadãos tenham acesso a esse auxílio na mediação de relações de consumo", destacou.

A Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas também estará com dois serviços. Um deles é a unidade móvel do Cadastro Único que prestará instruções para obtenção de bolsa família e carteira da pessoa idosa, além de tarifa social de energia elétrica. O outro é a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Novo Tempo que dará orientação social.

Na parte de atendimento à saúde, equipe do Centro de Saúde União dos Bairros vai aplicar vacina contra gripe, covid e tríplice viral, fazer testes rápidos de hepatites, HIV e sífilis e orientar sobre hipertensão e diabetes. A Vigilância em Saúde (Visa) Sudoeste também instruirá a população sobre combate a dengue e dicas para evitar a presença e acidentes com animais peçonhentos, como escorpiões. Na área de saúde, a cooperativa Uniodonto também aconselhará sobre saúde bucal.

A Emdec, responsável pelo trânsito e transportes em Campinas, vai levar explicações sobre o trânsito a condutores e pedestres. Entre as dinâmicas que serão levadas estão o "óculos simulador de embriaguez", atividade que simula efeitos do consumo do álcool e que conscientiza sobre os riscos de beber e dirigir. Para as crianças vai ter minicircuito de trânsito e teatro de fantoches com o tema da segurança no trânsito. As dinâmicas são promovidas por educadores e agentes da mobilidade urbana da Emdec.

Orientação jurídica e emissão de documentos

Durante o Sabadania, quem precisar poderá também emitir primeira e segunda via da carteira de identidade (RG) e obter orientações jurídicas com as Defensorias Públicas do Estado e da União e a organização Promotoras Legais Populares (sobre direitos das mulheres).

O evento também terá apresentação de dança da escola Rene Studio.

Acesse aqui as imagens desta matéria em alta resolução

fonte: https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/49723