Procon divulga pesquisa de preços para o Dia das Mães

Pesquisa de preços realizada pelo Procon de Campinas sobre produtos voltados para o Dia das Mães aponta o Smartphone RAZR D1, da Motorola, como a mercadoria com maior diferença de preço de uma loja para outra: 59,15%, que chegou a R$ 236 entre o maior e o menor valor.  O levantamento tem por objetivo oferece aos consumidores uma referência dos preços no mercado.

O levantamento foi feito nos dias 16 e 17 de abril, em dez estabelecimentos comerciais em conjunto com o Núcleo Regional de Campinas, da Fundação Procon-SP. 104 itens fizeram parte da pesquisa de preços, entretanto, só foram comparados os preços de 52 produtos, porque foi o número de itens que constavam em pelo menos três estabelecimentos. Foram pesquisados produtos de diversas marcas e modelos.

Nas planilhas há a comparação dos preços de itens voltados para os cuidados pessoais e beleza, como depiladores, secadores, pranchas e modeladores de cabelo, e também equipamentos tecnológicos (smartphones, tablets). E para quem prefere presentear a mãe com itens de casa, pode consultar a tabela onde constam panelas, fritadeiras e cafeteiras elétricas.

Dentre os produtos de cuidados pessoais, o secador de cabelo da marca Britânia, modelo SP3100N - 127V – na cor preta e prata, de 1800 W, o preço varia de R$ 59,99 a 39,90. Ou seja, uma diferença de 50,32% entre o maior e o menor preço. Já nos itens voltados para casa, a cafeteira Dolce Gusto Piccolo - 127V - Pressão 15 Bar – Capa Cidade 600 ml – na cor vermelha, de 1460 W, foi a que teve maior variação de preço 33,44% entre as lojas, chegando a R$ 100 a diferença.

O Procon chama a atenção dos consumidores para o fato de que os preços atuais podem estar com valores diferentes dos que constam na pesquisa, uma vez que os preços estão sujeitos a alteração conforme a data da compra, inclusive por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções. A diretora do órgão, Lúcia Helena Magalhães, enfatiza a importância de se fazer o levantamento de preços antes de comprar qualquer produto, “já que a variação pode ser bastante significativa de um estabelecimento para outro”.

Informativo

Para orientar o consumidor neste período que antecede o Dia das Mães, o Procon de Campinas divulga um informativo com dicas para a hora das compras, que pode ser consultado no endereço: www.procon.campinas.sp.gov.br.

Postos de atendimento

O consumidor que detectar qualquer descumprimento da lei da relação de consumo deve denunciar ao 151. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 20h e sábado das 8h às 14h. Os cidadãos também podem se dirigir a uma das unidades instaladas na cidade:

- Poupatempo Centro- (orientações, registro de reclamações e denúncias) - Av. Francisco Glicério, 935, 1º andar - atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e sábados das 7h às 13h.

- Agiliza Campinas- Barão Geraldo (orientações, registro de reclamações e denúncias) - Rua Luiz Vicentim, 195, ao lado da Subprefeitura de Barão Geraldo -atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

- Poupatempo Campinas Shopping (orientações, registro de reclamações e denúncias) - Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940, Jardim do Lago - atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e sábado das 8h às 14h.

- Horto Shopping Ouro Verde - (orientações, registro de reclamações e denúncias) - Rua Armando Frederico Renganeshi, 61 Jardim Cristina - atendimento de segunda a sexta-feira das 9h às 16h.

- Procon Digital - Site www.procon.campinas.sp.gov.br (atendimento conforme decreto municipal 17.910/2013)

Clique aqui para acessar a pesquisa e o informativo