Procon divulga pesquisa de preços de brinquedos para o Dia das Crianças

imagem com vários brinquedos - arquivo PMC

 

O Procon Campinas divulga nesta quarta-feira, 9 de outubro, a pesquisa de preços de brinquedos para o Dia das Crianças. O levantamento foi realizado entre 1 e 8 de outubro, em nove estabelecimentos, sendo cinco físicos e quatro virtuais. 
 
A pesquisa verificou os preços de 51 produtos, entre eles videogames, jogos de tabuleiro, bonecos e outros brinquedos. 
 
Das lojas físicas, foram visitadas a Ri Happy do Shopping Iguatemi, a Pbkids do Dom Pedro, a Americanas do Shopping Bandeiras, a Dunitê e a Luck Brinquedos. Dos sites, a pesquisa foi realizada no Submarino, Magazine Luíza, Amazon e Casas Bahia. 
 
As maiores variações foram identificadas nos jogos para videogame. No caso do Game PES 19 - Pro Evolution Soccer 2019 – PS4, a variação foi de 322,91%. O produto só foi encontrado em sites e o menor preço é da Amazon (R$ 29,77) e o maior das Casas Bahia (R$ 125,99). Outro produto que também apresentou variação significativa – 154,30% - foi o Game Spyro Reignited Trilogy – PS4. Em lojas físicas, ele só foi localizado nas Lojas Americanas; já pela internet, o menor preço foi ofertado pela Submarino.com . Clique aqui e confira a tabela completa. 
 
“Nós orientamos que o consumidor faça a comparação entre os preços praticados por diferentes estabelecimentos e também considere a relação qualidade, preço total, formas de pagamento, comodidade e vantagens oferecidas pelos estabelecimentos”, explicou a diretora do Procon de Campinas, Yara Pupo. 
 
O consumidor deve avaliar se o produto é adequado à idade, ao gosto e ao tipo interesse que a criança tem, e, também, se os brinquedos estimulam a socialização e a criatividade. 
 
Outro cuidado importante é com relação às informações que devem ser observadas nas embalagens dos produtos: características, faixa etária, identificação do fabricante, importador, instruções de uso e montagem, eventuais riscos e o selo de segurança do Inmetro. 
 
As pesquisas realizadas pelo Procon têm como objetivo oferecer uma referência ao consumidor por meio dos preços médios obtidos na amostragem. Os resultados não podem ser utilizados para fins publicitários. 
 
Mais informações podem ser obtidas no site do Procon (https://procon.campinas.sp.gov.br/).  

09/10/2019 - 08:46