Procon divulga pesquisa de preço dos livros para o Vestibular 2018

imagem PMC

O Procon de Campinas publica nesta terça-feira, 30 de maio, pesquisa de preços dos títulos de livros requisitados para o vestibular 2018 da Unicamp e da Fuvest. Este é o segundo ano consecutivo que o órgão realiza pesquisa dessa natureza, pensando nos estudantes que vão prestar o vestibular, com o objetivo de auxiliá-los na comparação de preços entre novos e usados.
 
A coleta de dados foi realizada entre os dias 09 e 14 de fevereiro deste ano em 12 estabelecimentos, sendo quatro lojas físicas, quatro virtuais e em igual número de sebos.
 
Entre os títulos solicitados pela Unicamp e Fuvest, o Procon pesquisou o preço das seguintes obras: Sonetos (Luís de Camões), Poemas Negros (Jorge de Lima), Laços de Família (Clarice Lispector), Sagarana (Guimarães Rosa), Negrinha (Monteiro Lobato), O Espelho (Machado de Assis), O Bem Amado (Dias Gomes), O Cortiço (Aluísio Azevedo), Coração, Cabeça e Estômago (Camilo Castelo Branco), Caminhos Cruzados (Érico Veríssimo), e Terra Sonâmbula (Mia Couto).
 
Também fazem parte da pesquisa os seguintes títulos: Iracema (José de Alencar), Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis), A Cidade e As Serras (Eça de Queirós), Vidas Secas (Graciliano Ramos), Minha Vida de Menina (Helena Morley), Claro Enigma (Carlos Drummond de Andrade) e Mayombe( Pepetela).
 
Para a diretora do Procon de Campinas, Yara Pupo, a pesquisa de preço é um bom caminho para quem deseja fazer uma boa compra, principalmente no caso dos vestibulares, em que vários títulos são exigidos.
 
“Fizemos a pesquisa para facilitar a vida do vestibulando que já tem uma agenda carregada com estudos, porém, ele pode verificar junto a amigos e parentes a disponibilidade de livros para empréstimo”, afirmou.
 
A diretora sugere, ainda, que os estudantes verifiquem em sites de bibliotecas nacionais quais das obras são de domínio público e estão disponíveis para download.
 
A pesquisa completa com o preço praticado e o abastecimento de cada um dos estabelecimentos comerciais pode ser conferida no site do Procon https://procon.campinas.sp.gov.br/pesquisa-pre-o-livros-para-o-vestibular.
 
Junto com a pesquisa, o Procon disponibiliza também os endereços das bibliotecas públicas em Campinas onde os livros podem ser emprestados.
 
Vale lembrar que o consumidor que encontrar irregularidades no mercado de consumo pode registrar sua reclamação em um dos postos presenciais do Procon, no site do órgão ou, ainda, por meio do aplicativo para celular.