Procon divulga cartilha com orientações para compras do Dia das Mães

Material traz dicas como sempre pedir nota fiscal e tomar cuidado com preços abaixo do mercado e pagamentos com pix11/05/2023 - 15:14

O Procon Campinas divulgou, nesta quinta-feira, 11 de maio, uma cartilha com dicas para as compras de presentes do Dia das Mães. O material pode ser acessado no link: https://procon.campinas.sp.gov.br/informativo-dia-m-es-2 . O objetivo é auxiliar os consumidores com boas práticas de consumo a fim de evitar prejuízos e aborrecimentos.

 

 

Entre as dicas do Procon estão, por exemplo, ter atenção com as promoções, principalmente se os preços estiverem abaixo dos valores de mercado, e tomar cuidado com pagamentos via pix ou transferência de valores. Se for enviar qualquer quantia por esses meios, é importante sempre fazer uma dupla checagem, certificando-se de que quem vai receber o valor é realmente a loja na qual se fez as compras. 

 

 

"Caso tenha qualquer dúvida, entre em contato com os canais oficiais do estabelecimento, principalmente se for uma compra feita pela internet ou aplicativo", orientou a diretora do Procon Campinas, Yara Pupo. "O Dia das Mães é uma data especial e muitas pessoas gostam de presentear suas mães. Por tal razão, pesquisar preços e negociar descontos é uma excelente dica para quem busca economizar e não extrapolar o orçamento", aconselha Yara.

 

 

A nota ou cupom fiscal também é essencial para o consumidor, principalmente nos casos envolvendo necessidade de reparos ou reembolsos. "Portanto, não deixe de exigir a sua ao realizar a compra ou contratação de serviço", alerta o órgão de Defesa do Consumidor.

 

 

Além disso, o consumidor precisa verificar a política de troca do estabelecimento para o caso do produto não servir. Importante lembrar que as lojas não são obrigadas a trocar o produto porque quem ganhou o presente, por exemplo, não gostou do tipo, da cor, ou não serviu, porém, se a troca for oferecida pelo estabelecimento, além das condições serem informadas, a empresa tem que cumprir com o divulgado. 

 

 

Para as compras a distância, o consumidor tem o direito de arrependimento, que é de 7 (sete) dias. Dentro deste prazo, o ele pode cancelar a compra ou o serviço assinado, sem nenhuma justificativa.

 

 

A cartilha completa com todas as dicas, além de outros informativos sobre boas práticas de consumo, estão disponíveis no site do Procon: https://procon.campinas.sp.gov.br/informativos .