Procon disponibiliza plataforma on-line para negociar dívidas

imagem pmc  - foto extraída do site www.campinas.sp.gov.br

Consumidores que quiserem aproveitar o 13º salário para quitar ou renegociar dívidas poderão fazer a proposta diretamente pela internet no site do Procon de Campinas. Para viabilizar a medida, o órgão elaborou uma ferramenta on-line, de acesso gratuito, que se encontra disponível no endereço www.procon.campinas.sp.gov.br.

A ferramenta é destinada a pessoas com idade entre 18 e 80 anos, com e-mail cadastrado no sistema do Procon e que seja morador da cidade de Campinas. A negociação é realizada diretamente pelo consumidor, por meio do instrumento de informática, com uma das empresas que aderiram ao programa.

"Pensamos em uma ferramenta para dar autonomia ao consumidor para negociar os seus débitos. Ali, consumidor e empresa dialogam diretamente e tentam juntos chegar a um acordo”, ressalta a diretora do Procon, Yara Pupo.

Ela acrescenta que a ideia de elaborar a ferramenta veio da constatação de que muitos consumidores estavam com dificuldades de manter contato com as empresas para quem deviam, bem como não tinham ideia de como iniciar o diálogo e organizar as contas, ressalta Yara Pupo.

O consumidor que tiver dificuldades com acesso à internet também pode procurar um dos postos de atendimento do Procon. Além disso, o órgão disponibiliza uma planilha que ajuda o consumidor a organizar receitas e despesas da família.

O Procon Campinas mantém em seu site uma cartilha, que também é distribuída nos postos, com dicas para quem está no vermelho. Nesse informativo há orientações de como, por exemplo, verificar o saldo devedor antes do início de qualquer negociação, fazer os cálculos de quanto poderá dispor para quitar as dívidas, entre outras dicas.

28/11/2018 - 18:42