Procon convoca OI para reunião sobre reclamações dos consumidores

IMAGEM PROCON CAMPINAS
 
Devido ao grande números de reclamações de consumidores e à morosidade em solucionar os casos, o Procon de Campinas convocou a operadora de telefonia móvel OI para uma reunião, que foi realizada no último dia 11 de abril. A empresa ocupou a 1ª posição de mais reclamadas em processos administrativos e a 7º no ranking de mais reclamadas no órgão de defesa do consumidor em 2013, com 1.160 queixas de consumidores, principalmente por cobrança indevida e falta de sinal. Já no primeiro trimestre de 2014, a empresa aparece no 11º lugar, com 222 reclamações.
 
Segundo a diretora do Procon, Lúcia Helena Magalhães, a empresa está deixando sem resposta as reclamações dos consumidores enquanto ainda está em fase de Carta de Informação Preliminar (CIP). “Se as queixas não são resolvidas ainda na CIP, elas viram processo administrativo e torna a solução para o consumidor mais demorada”, esclareceu a diretora. E, por isso, segundo o Procon, a OI se tornou campeã em processos administrativos. O órgão aplicou, no primeiro trimestre de 2014, aproximadamente, R$ 2,8 milhões em multas contra a OI. Estas penalidades são referentes a processos individuais e processos coletivos. Em março, o Procon decidiu 89 processos sobre a operadora de telefonia móvel.
 
Na reunião com a operadora de telefonia móvel, a diretora do Procon explicou aos advogados da empresa sobre a importância de solucionar efetivamente os problemas de seus consumidores em seus próprios canais de atendimento, sem que seja necessário que os usuários precisem ir ao Procon para registrar suas queixas. E, caso cheguem ao órgão do consumidor, a empresa de celular deve solucioná-los ainda em fase de CIP, sob pena de conversão em processos administrativos e de aplicação de eventual multa.
 
O Procon também entregou para os advogados da empresa a relação de processos administrativos abertos contra a OI para que a operadora providencie as soluções em um prazo de 20 dias, contados a partir de 15 de abril e deixou claro que, caso não sejam resolvidos neste período, serão remetidos para conclusão e decisão de mérito.
 
Balanço
 
O Procon divulgou ainda o relatório trimestral com o nome das 20 empresas mais reclamadas no órgão. O Grupo Telefonica continua em primeiro lugar no ranking, com 814 queixas recebidas. Na segunda colocação, a Net Campinas, com 628 reclamações e em terceiro o grupo Via Varejo, com 523. O ranking completo está disponível no site www.procon.campinas.sp.gov.br .
 
 
25/04/2014 - 12:43
 
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