Procon Campinas realiza palestra em Barão Geraldo sobre compras pela net

Conferir dados dos sites e tomar cuidado com o envio de selfies foram algumas das orientações - crédito Divulgação

Objetivo é alertar o público sobre contratações à distância, como as realizadas pelo celular e internet.

Uma equipe do Procon Campinas realizou na tarde desta quinta-feira, dia 29 de setembro, palestra para pessoas do Núcleo de Ação Social (NAS) do Real Parque, bairro localizado no Distrito de Barão Geraldo. Cerca de 30 pessoas estiveram no encontro, que teve como objetivo alertar o público sobre compras à distância, como as realizadas pelo celular.

 

Os palestrantes enfatizaram os cuidados que devem ser tomados no ato das contratações, para evitar cair em golpes e ser vítima de falsários. A falta de cuidado pode acarretar grandes prejuízos financeiros.

Participaram do evento o assessor especial do Procon, Francisco José Togni, e os coordenadores do órgão, Guilherme Salles e Taís Tasso. Eles falaram sobre a necessidade de sempre fazer uma checagem dupla antes de realizar operações ou contratações que envolvam a transmissão de dados ou de recursos financeiros à distância.

 

Ao receber ou solicitar um boleto, esclareceram, seja por telefone, e-mail ou mensagens instantâneas, por exemplo, é preciso se certificar, antes de realizar o pagamento, da legitimidade de quem o gerou. Ou seja, conferir os dados de quem receberá os valores antes de confirmar o pagamento.

Para os especialistas do Procon, na dúvida, deve-se fazer contato direto com a empresa em seus canais oficiais, principalmente em casos envolvendo instituições financeiras. Outro alerta é evitar usar links recebidos em redes sociais ou e-mails, dando preferência ao acesso ao site oficial da instituição ou empresa, e desconfiar de preços abaixo dos valores praticados no mercado.

Deve-se ter precaução extra, também, com os empréstimos consignados oferecidos por telefone e internet. “As orientações são se certificar de que se trata de uma empresa autorizada a trabalhar no mercado, e ir até uma agência física para esclarecimentos se houver dúvida”, afirmou a equipe do órgão de defesa do consumidor. Tanto para empréstimos ou outras situações, é preciso ter cautela, ainda, com os pedidos para enviar fotos do rosto (selfies).

Essas e outras orientações, além de terem sido explicitadas durante a palestra, estão disponíveis em um informativo criado pelo Procon, entregue aos presentes e disponível no site do órgão (https://procon.campinas.sp.gov.br/informativo-cuidado-nas-contrata-es).

29/09/2022 - 19:55