Procon de Campinas promove ações para o Dia do Consumidor

IMAGEM ATENDENTE DO 151 DIGITANDO NO TECLADO E OLHANDO PARA O SITE DO PROCON DE CAMPINAS - IMAGEM FOTÓGRAFO IMA

 

Para marcar o Dia Internacional dos Direitos dos Consumidores, celebrado em 15 de março, o Procon de Campinas preparou uma série de ações. Além da divulgação do balanço anual e do ranking das 10 empresas mais reclamadas, o órgão vai lançar o novo site, as novas funcionalidades do aplicativo do Procon para celulares e materiais educativos. Também está programada uma palestra sobre superendividamento para os pais das crianças da LBV do Jardim Profilurb.
 
O site do Procon foi reformulado com o objetivo de facilitar a navegação do consumidor, deixando mais visíveis as informações e o acesso ao sistema e aos informativos. O novo portal está dividido em Consumidor, Fornecedor e Advogados e pode ser acessado no endereço www.procon.campinas.sp.gov.br .
 
O aplicativo para celular também foi modificado. A partir de agora, além de reclamações, os consumidores também podem acompanhar processos e anexar documentos. Segundo a equipe do Procon, o aplicativo passa a oferecer praticamente todas as funcionalidades do site.
 
De acordo com a diretora do Procon, Yara Pupo, o Dia do Consumidor deve ser comemorado pelos avanços das últimas décadas, mas de forma consciente. “No Dia do Consumidor estamos ampliando as ferramentas de acesso aos nossos serviços, porque conhecendo seus direitos, o consumidor se torna mais consciente”, afirmou.
 
O site entrará no ar com dois materiais educativos, um sobre endividamento e o outro com orientações gerais para os fornecedores. Além da forma digital, os materiais impressos serão distribuídos nos postos de atendimento do Procon. “Temos produzido inúmeros materiais educativos, que ficam disponíveis em nosso site e nos postos fixos e volantes. Escolhemos o tema endividamento para o informe deste mês, porque o número de consumidores endividados aumentou nos últimos anos e agora, com o resgate do Fundo de Garantia das contas inativas, o consumidor tem a chance de colocar as contas em ordem”, disse Yara.
 
 
 
 
Ainda dentro do tema ‘endividamento’, haverá uma palestra para os pais das crianças que frequentam a LBV do Jardim Profilurb. O objetivo do encontro é conversar com os participantes sobre os riscos do endividamento, cuidados que devem ter e as negociações possíveis.
 
Notificação
 
As 10 empresas mais reclamadas de 2016 serão notificadas pelo Procon para apresentar um plano de melhorias. Das mais de 41,4 mil reclamações formalizadas, 6.177 (14,76%) são reclamações contra a Claro/Net/Embratel, que ficou em primeiro lugar no ranking. Na sequência estão a Vivo/Telefonia/GVT, com 3.422 reclamações (8,25%) e Grupo Via Varejo – Casas Bahia e Ponto Frio, Grupo Cnova.com, pontofrio.com, extra.com, casasbahia.com e suanova.com – com 2.430 reclamações (5,86%). O ranking completo pode ser consultado no site do Procon (www.procon.campinas.sp.gov.br).
 
Dos segmentos mais reclamados, o campeão é a telefonia móvel, seguida dos provedores de internet, comércio eletrônico, telefonia fixa e provedores de TV a cabo. Na sequência estão os bancos, cartões de crédito, magazines, fabricantes de eletrônicos e financeiras.
 
Perfil dos usuários que utilizam o site do Procon
 
Em 2016, o site do Procon de Campinas teve quase 1 milhão de acessos. Deste total, 45,85% das pessoas atendidas é do sexo feminino e 54,15% masculino. Da faixa etária, 27,5% está entre 18 e 24 anos; 33,50% entre 25 e 34; 15,50% de 35 a 44 anos; 12,50% com idade de 45 a 54 anos; 5,50% de 55 a 64 anos e 5,50%, com mais de 65 anos.

 

15/03/2017 - 08:29

 

RANKING 2016