O Procon de Campinas alerta os consumidores que, em razão da paralisação parcial dos Correios, o não recebimento de contas não significa que elas não devem ser pagas. Ou que poderão ter suas datas de vencimento adiadas devido ao atraso no envio de boletos ou faturas.
O consumidor não pode ser prejudicado com a greve, por isso é recomendável que ele contate a empresa credora e combine a melhor forma de pagamento, antes do vencimento da fatura, para evitar a incidência de juros e multa por atraso. Caso o pedido não seja atendido, o consumidor poderá registrar sua reclamação no órgão, sempre informando o número de protocolo
dos contatos realizados com o credor.
Para orientar a população, o órgão publicou em sua página
www.procon.campinas.sp.gov.br um informativo que orienta como agir nesses casos.
As empresas que enviam as cobranças por correspondência postal são obrigadas a oferecer e divulgar outra forma de pagamento ao consumidor (internet, fax, sede da empresa, depósito bancário, código de barras etc). O Procon esclarece que só têm direito a pleitear ressarcimento os consumidores que contrataram os serviços dos Correios e estes não forem prestados na forma acordada, como por exemplo, o SEDEX. Quem se encontrar nesta situação e não tiver solução deve procurar o órgão de defesa do consumidor de sua cidade, ou caso a questão envolva indenizações (dano material e/ou moral) é possível recorrer ao Poder Judiciário.
Boletim enviado pelos Correios ao órgão de defesa do consumidor nesta terça-feira, 17 de setembro, informa que voltaram ao trabalho as equipes de São Paulo, Rio de Janeiro, Rondônia e Bauru/SP.
No final de semana, os empregados fizeram mutirão nos centros de tratamento e distribuição para organizar e distribuir parte da carga. A entrega domiciliária de cartas e encomendas, malote e PAC nessas regiões estará regularizada até a próxima quarta-feira.
Ainda consta do Boletim a informação de que também serão retomados a partir desta quarta-feira (18) os serviços suspensos temporariamente na semana passada (Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje, e-Sedex Prioritário, e-Sedex Express, Sedex Mundi, Disque Coleta e Logística Reversa Domiciliária), originados e destinados entre as unidades de SPM, RJ, RO e Bauru/SP.
Permanecem suspensos, entretanto, as postagens e entregas do Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje e Sedex Mundi em Tocantins, Rio Grande do Sul, Paraíba, Pernambuco e São Paulo Interior (exceto Bauru), onde a paralisação parcial continua. Com isso, a entrega de Malote e encomendas Sedex, e-Sedex e PAC pode sofrer atrasos nessas localidades. Mesmo com a adesão desses estados, mais de 96% do efetivo está presente em todas as áreas da empresa e a rede de agências segue aberta.
Os consumidores que tiverem dúvidas podem recorrer ao Procon de Campinas pelo telefone 151, de segunda a sexta-feira das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 14h.
Pessoalmente os consumidores podem recorrer ao órgão de defesa do consumidor nos seguintes endereços:
- Posto central - Avenida Francisco Glicério, 1307 - de segunda a
sexta-feira das 9h às 16h
- Poupatempo no Campinas Shopping - Rua Jacy Teixeira Camargo, 940, Jardim
do Lago, dentro do Poupatempo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h,
e de sábado, das 8h às 14h
- Horto Shopping do Terminal Ouro Verde - Rua Armando Frederico
Renganeschi, 61, Jardim Cristina (ao lado do terminal de ônibus Ouro
Verde) - de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h
- Dois veículos identificados como Procon Móvel também estão à disposição
dos consumidores em dias e regiões específicas. Entre no site:
WWW.procon.campinas.sp.gov.br e confira os endereços.
Outros canais do Procon
O consumidor pode denunciar o estabelecimento comercial que não esteja
cumprindo o Código de Defesa do Consumidor ao Procon de Campinas pelo
telefone 151, pelo e-mail procon@campinas.sp.gov.br.