Procon Campinas orienta consumidores sobre a Black Friday desta sexta, 26

O Procon Campinas lançou uma série de orientações para os consumidores que pretendem realizar compras durante a Black Friday, nesta sexta-feira, dia 26 de novembro. A data é um dia especial de descontos no comércio, tanto em lojas físicas quanto no comércio eletrônico.

O Procon disponibiliza um informativo, com um conjunto de alertas, que pode ser acessado no endereço: https://procon.campinas.sp.gov.br/informativos.

A primeira dica é avaliar o orçamento familiar antes de realizar as compras, e definir os valores que poderão ser gastos com a aquisição. Pesquisar preços é outra orientação. Se a compra for feita pela internet, é importante ver se o site escolhido é seguro e confiável, e também conferir o valor de frete. “Verifique preços, formas de pagamento e descontos, data de entrega, despesas adicionais - como juros ao parcelar-, garantia e política de troca. É sempre bom lembrar que a contratação de garantia estendida, que é uma espécie de seguro, é uma opção e não deve ser imposta ao consumidor”, disse a diretora do Procon Campinas, Yara Pupo.

Yara também chama a atenção para a política de troca, que não se confunde com o direito de arrependimento. Quando oferecida, ela é o prazo que a empresa disponibiliza para a realização de trocas de produtos. Há estabelecimentos que oferecem por liberalidade essa troca e estabelecem em quantos dias essa substituição poderá ser realizada, e as regras a seguir. Caso o consumidor realize a compra em algum estabelecimento que ofereça essa política, recomenda-se pedir por escrito ou tirar um print (capturar a tela) do site com essas informações.

Já o direito de arrependimento é o prazo de até sete dias oferecido pela lei para o consumidor que adquiriu produtos fora do estabelecimento comercial (internet, telefone, por exemplo), desistir da contratação ou compra. Ao exercer esse direito, é importante que o consumidor registre o pedido de cancelamento, seja por e-mail, captura de tela, ou anote os dados do atendimento, como data, horário, número de protocolo de atendimento, nome do atendente.

Outra alerta do Procon é sobre a importância de guardar as publicidades (jornal, folders/panfletos, prints de tela, e-mail) antes da compra. Tudo o que for ofertado, inclusive verbalmente, deve ser cumprido. Se a empresa ofertar descontos de até 70%, por exemplo, é importante que haja produtos com o desconto oferecido.

Segurança

Evitar compartilhar ou abrir links vindos das redes sociais é outro ponto de atenção, assim como links patrocinados nas redes, dando sempre preferência a entrar na página ou aplicativo oficial da empresa. Em relação a formas de pagamento, o consumidor pode utilizar cartões virtuais para compras pela internet. Mas deve realizar a dupla checagem de qualquer ação que envolva a transmissão de dados, bem como a transferência ou pagamento de recursos financeiros, independentemente do valor. Segundo a diretora do Procon, ao receber um boleto, deve-se certificar a legitimidade de quem o gerou junto aos canais oficiais da loja e, antes do pagamento, confirmar a destinação do dinheiro.

Com o aumento de pagamentos por PIX, que é instantâneo, é preciso tomar ainda mais cuidado. O mesmo vale para transferências. É preciso certificar-se junto ao destinatário da validade do pedido, valor, dados e os meios de transferência.

Também deve-se tomar cuidado ao clicar em links ou acessar sites e checar se o link corresponde ao endereço oficial da empresa cedente. “Desconfie em caso de redirecionamento a outra página ou canal de atendimento e não se esqueça de sempre checar junto aos canais oficiais da empresa se o procedimento é padrão”, afirmou Yara.

Ao receber o produto, o pacote deve ser aberto de imediato para conferir se o material recebido está nos termos ofertados (se a cor foi a solicitada, se a peça está sem avarias, por exemplo). Caso esteja em desacordo, o produto deve ser devolvido no ato.

Como reclamar

Os consumidores podem registrar denúncias ou reclamações no site do Procon no endereço https://procon.campinas.sp.gov.br ou pelo aplicativo para celular. O telefone 151 continua à disposição dos consumidores para dúvidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O atendimento presencial está disponível nos seguintes locais e horários:

Espaço do Cidadão

Saguão do Paço Municipal, Avenida Anchieta, 200, Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os atendimentos nesse posto serão realizados exclusivamente por agendamento, por meio do site https://cidadao.campinas.sp.gov.br .

Unidade Poupatempo Campinas Shopping

Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940, Jardim do Lago - atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e sábado das 7h às 13h. É necessário o agendamento prévio no site http://www.poupatempo.sp.gov.br .

Unidade Agiliza Campinas Barão Geraldo

Rua Luiz Vicentin, 195, ao lado da Subprefeitura de Barão Geraldo - atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Unidade Agiliza Campinas Sousas

Rua Humaitá, 144, Sousas, Campinas-SP - atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Unidade Agiliza Campinas Ouro Verde

Avenida Ruy Rodrigues, 3900, Parque Universitário, Shopping Spazio Ouro Verde - 1º andar - atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.

Unidade Agiliza Campinas Campo Grande

Rua Manoel Machado Pereira, 902 - ao lado da Praça da Concórdia - atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Agiliza Campinas Nova Aparecida

Centro Comercial Posto 3 Vias, Rua João Carlos do Amaral, 105 - Jardim Aparecida - piso superior – Distrito de Nova Aparecida - atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.