Procon Campinas: mulheres lideram número de usuários e funcionários

Imagem da diretora do PROCON de Campinas, Dra Yara Pupo, sentada em sua mesa. Na mesa processos, seu computador e ao fundo uma impressora. A diretora está sorrindo para a foto.

Neste dia 8 de março, data de celebração do Dia Internacional da Mulher, o Departamento de Proteção do Consumidor – Procon Campinas – se destaca por dois fatores: a maioria dos usuários que recorre ao órgão é do sexo feminino (51,44% dos reclamantes em 2015), e a maioria do seu quadro de profissionais também é composto por mulheres.

 

Dos 116 funcionários do Procon, 81 são mulheres (69,82%) atuando na liderança de equipes, atendimento ao consumidor, atendimento telefônico, fiscalização, dirigindo as unidades móveis, trabalhando nos andamentos dos processos e nas audiências de conciliação.

 

Segundo a diretora do órgão, Yara Pupo, o Procon sempre teve mulheres na direção e na realização de trabalhos do cotidiano. “Hoje, a força de trabalho feminina é preponderante no nosso meio e passou a atuar de forma mais intensa na resolução de conflitos dos consumidores primando pela conciliação entre as partes”, afirmou.

 

Pupo lembra que, com o empoderamento da mulher no mercado de trabalho e aumento da renda, além da administração do lar, a mulher passou a ter destaque nas estratégias de marketing, em razão do seu poder de consumo.

“Esses fatores contribuem para que as mulheres sejam maioria dos nossos reclamantes e, além disso, visando a melhoria do mercado consumerista campineiro, o departamento passou a intensificar as campanhas de educação para o consumo divulgando cartilhas, informativos e diversas pesquisas de preço e opinião à população da cidade”, disse Pupo.

 

“Nesta data, tão comemorativa e significativa para as mulheres, parabenizo a todas as funcionárias do Procon de Campinas pela dedicação e pelo excelente trabalho que realizam na defesa do consumidor”, ressalta a diretora.

 

"Mais do que ser mulher é saber que lugar de mulher é onde ela quiser. Sou mãe, professora e também faço parte dessa equipe de mulheres do Procon de Campinas. Entrei no atendimento em 2013 e prestar serviços em um órgão forte como o PROCON é muito gratificante. É a satisfação pela realização de um trabalho que tem por finalidade ajudar o próximo e ser sensível ao problema apresentado", diz a funcionária da Supervisão, Alexandra Oliveira.

 

Para Gilca Pillo, do Procon Barão Geraldo, "trabalhar no órgão é ter empatia com os problemas dos consumidores a fim de solucionar o motivo que os trouxe até nós. Dessa forma, podemos tentar soluções justas em situações que às vezes não o são. E minha maior satisfação é quando o consumidor chega feliz dizendo que sua reclamação foi resolvida e é esse resultado do meu trabalho que me faz feliz!”