Procon de Campinas lança cartilha sobre finanças pessoais

Imagem extraída do google sem restrição de uso e compartilhamento

O Procon de Campinas lançou nesta terça-feira, dia 29, uma cartilha para orientar o consumidor a se programar e organizar as finanças pessoais. Por conta de dívidas com compras de Natal, impostos como IPTU e IPVA, além da compra de material escolar, o orçamento familiar acaba desequilibrado, e, nessa hora, a organização das receitas com as despesas se torna fundamental.

 
“Para não cair em dívidas que virem bola de neve é fundamental que o consumidor se organize e faça uma planilha que leve em conta gastos previstos e fixos e, também, que reserve um pouco para os imprevistos”, aconselha a diretora do Procon de Campinas, Lúcia Helena Magalhães.
 
Para facilitar o planejamento financeiro, a cartilha traz um modelo de planilha para ajudar o consumidor nessa tarefa. O material está disponível no site do Procon (www.procon.campinas.sp.gov.br) para download na versão em PDF.
 
No entanto, mesmo tentando “esticar” o orçamento, quando não for possível para o consumidor pagar todas as dívidas, ele vai procurar um empréstimo. Prevendo isso, a cartilha do Procon também conta com dicas para não cair em armadilhas. “Se o empréstimo for realmente necessário, o consumidor deve negociá-lo diretamente com o gerente do banco, procurando as opções que ofereçam juros menores e nunca fazê-lo pelo caixa eletrônico”, orienta a diretora.
 
O Procon atende o consumidor para outras dúvidas pelo telefone 151; pessoalmente na Av. Francisco Glicério, 1.307 (de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h) e pelo e-mail procon@campinas.sp.gov.br.
 
Mais informações podem ser obtidas no nosso site www.procon.campinas.sp.gov.be; no facebook: http://www.facebook.com/pages/Procon-Campinas/133714353409182; no twitter: @proconcampinas.
 
Enquete
 
O Procon realizou uma enquete por meio do site para conhecer o comportamento dos consumidores sobre as compras por impulso. A pergunta foi: "Você tem o hábito de comprar por consumo"? Das 178 pessoas que responderam, 13% confessaram que sempre fazem isso; 30% disseram que só compram somente o necessário e, a maioria, 57% declaram que "às vezes" compram alguma coisa por impulso.
 
Confira algumas dicas do Procon para organizar o orçamento familiar:
 
Primeiro passo: Anote na planilha de orçamento familiar todas as receitas, reservas e investimentos;
 
Segundo passo: Coloque na planilha todos os gastos da família. Você pode iniciar pelos fixos, ou seja, os de incidência mensal (água, luz, telefone, supermercado, IPTU, IPVA, escola das crianças, planos de saúde, etc.); depois acrescente os gastos variáveis (que apresentam variação e não ocorrem com muita frequência, como por exemplo: café, doces, padaria, lanches entre outros).
 
Terceiro passo: Reserve aproximadamente 5% do seu salário para eventualidades. Se possível, aplique esse dinheiro na poupança ou em outra forma de investimento sem carência.
 
Quarto passo: Destine uma parte dos seus ganhos para atividades de lazer.
 
Quinto passo: Utilize o saldo final (receitas – despesas) para investir e aumentar o seu patrimônio em longo prazo, como por exemplo, a compra da casa própria ou um veículo zero km.

 

29/01/2013 - 12:27
 
   Natália Peloggia