Procon Campinas ensina crianças e adolescentes sobre consumo consciente

Crédito: Divulgação

Evento realizado nesta quarta-feira, 29 de março, na unidade da LBV do Vila Rica, reuniu cerca de 40 crianças e adolescentes.

Cerca de 40 crianças e adolescentes, entre 9 e 15 anos de idade, participaram de palestra sobre direitos do consumidor ministrada pelo Procon Campinas nesta quarta-feira, 29 de          março. Alusiva ao Mês do Consumidor, o evento realizado na unidade da Legião da Boa Vontade (LBV) na Vila Rica, em Campinas, na qual a turma é atendida teve como foco abordar o consumo consciente e a importância de uma vida mais voltada ao "Ser" do que ao "Ter". 

 

 

Segundo a diretora do Procon Campinas, Yara Pupo, a palestra tem o intuito de auxiliar na formação das crianças e adolescentes para que possam ser mais conscientes sobre seus direitos enquanto futura geração de consumidores. "Neste momento, é importante ter acesso a educação e informação de qualidade que vão impactar posteriormente decisões de vida e de como viver. Aderir a hábitos mais salutares e a aprender a fazer boas escolhas em um mundo de pressões consumeristas e consumismo é muito importante. Saber seus direitos e deveres é uma forma de exercício da cidadania." 

 

 

A atividade com o público infanto-juvenil foi coordenada pelas agentes de fiscalização do Procon Campinas, Lilian Fosco e Joice Honorato, que também é membro do Comitê do Programa Primeira Infância Campineira (PIC). A turminha se sentou em roda e pode ouvir e participar da discussão sobre o tema. Para a gestora social da unidade da LBV no Vila Rica, Vânia Gobo, a palestra foi muito interessante e proveitosa e contou com bastante interação dos participantes. "Tenho certeza que quem participou deste momento vai despertar para o assunto. Quando for adquirir um produto vai lembrar do que foi dito em relação ao consumismo – será que preciso ou só estou com vontade de comprar? Percebi que os adolescentes fixaram esse conceito."

 

 

Ainda nesta semana, na sexta-feira, 31 de março, ocorrerá a segunda palestra para crianças e adolescentes da LBV. Desta vez, a turma será de aproximadamente 30 meninos e meninas no turno da tarde na unidade da LBV no DIC.