Procon de Campinas divulga lista das empresas mais reclamadas em 2019

imagem da sede do PROCON de Campinas- arquivo PMC

Violação aos direitos básicos do consumidor, cobrança abusiva e vício (má prestação) de serviço são, nessa ordem, os três direitos do consumidor mais violados em Campinas no ano de 2019. Os dados fazem parte do relatório que o Procon municipal divulga nesta quinta-feira, 12 de março, para marcar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, celebrado no próximo domingo, dia 15.

No ano passado, o Procon de Campinas realizou um total de 167.823 atendimentos sendo que, destes, 98.078 foram relativos a orientações por meio do atendimento presencial e pelo telefone 151.

Ranking

O relatório do Procon de Campinas estabelece um ranking dos segmentos mais reclamados prevalecendo no topo, assim como em 2018, as empresas de telefonia móvel, comércio eletrônico, provedores de internet, cartões de crédito e bancos.

Já, entre as empresas mais reclamadas em 2019, encontra-se em primeiro lugar, com 3.668 reclamações (10,99%) a Claro/Net Campinas/Embratel; em segundo lugar, figura a empresa Vivo/Telefônica/ GVT, com 2.387 reclamações (7,15%) e, em terceiro, a empresa Grupo Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio, Grupo cnova.com – pontofrio.com/extra.com/casabahia.com/suanova.com).

Fiscalização

Nos anos de 2019, as equipes de fiscalização do Procon de Campinas realizaram 2.823 visitas e lavraram 1.446 autos de infração. Entre as irregularidades mais constatadas estão: ausência ou inadequação do cartaz sobre atendimento prioritário; ausência de cartaz sobre o Procon e informações inadequadas.

Os dados completos do ranking anual do Procon de Campinas podem ser acessados na página https://procon.campinas.sp.gov.br/sites/procon.campinas.sp.gov.br/files/...

O Procon de Campinas atende nos seguintes horários e endereços:

Unidade Poupatempo Centro

- Av. Francisco Glicério, 935, 1º andar - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e sábados das 7h às 13h.

Unidade Poupatempo Campinas Shopping

- Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940, Jardim do Lago - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e sábado das 8h às 14h.

**Os atendimentos do posto do Procon no Campinas Shopping são realizados mediante agendamento diretamente no local.

Unidade Agiliza Campinas- Barão Geraldo

- Rua Luiz Vicentim, 195, ao lado da Subprefeitura de Barão Geraldo - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Unidade Agiliza Campinas- Sousas

- Rua Humaitá, 144, Sousas, Campinas-SP - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Unidade Agiliza Ouro Verde

- Avenida Ruy Rodrigues, 3900, CEP 13060-192, Parque Universitário, Shopping Spazio Ouro Verde - 1º andar - Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.

Unidade Agiliza Campo Grande

- Rua Manoel Machado Pereira, ao lado da Praça da Concórdia - Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.

Sede Administrativa - atendimento de cartório (vistas de processo, audiências...)

- Rua Maria Monteiro, 1028, Cambuí Campinas. Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Agiliza Nova Aparecida

- Rua João Carlos do Amaral, nº 105 – Distrito de Nova Aparecida - Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.

Reclamação online

https://procon.campinas.sp.gov.br/atendimento-consumidor .

Atendimento telefônico - 151

Serviço de atendimento e orientação por telefone ao consumidor de Campinas.

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h

Exclusivo para a cidade de Campinas.

Para pessoas fora de Campinas (19) 3734-2000

12/03/2020 - 10:18