Procon de Campinas disponibiliza cartilha virtual sobre “Black Friday”

imagem extraída do google marcada para reutilização

Com o intuito de orientar os consumidores, o Procon de Campinas disponibilizou nesta quarta-feira, 26 de novembro, em sua página na internet http://www.procon.campinas.sp.gov.br/ , uma cartilha com informações sobre a “Black Friday”, que acontece na próxima sexta-feira, dia 28 de novembro.

De acordo com o Procon, para evitar problemas e arrependimentos, o consumidor deve analisar todas as ofertas e pesquisar preços antes de realizar as compras, seja pela internet ou nas lojas físicas. Outra dica é que o consumidor faça uma lista dos produtos realmente necessários para não cair na tentação de comprar coisas que não serão utilizadas, ou seja, a famosa compra por impulso, evitando um superendividamento.

Outra dica para o consumidor: antes de realizar as compras pela internet verificar se os sites informam o nome empresarial e número de inscrição, quando houver, no Cadastro Nacional de Pessoas Físicas ou no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda; endereço físico e eletrônico, e demais informações necessárias para sua localização e contato; além das informações essenciais sobre os produtos como preço, validade, caracteristicas do produto, formas de pagamento e prazo de entrega.

É importante observar que nas compras realizadas pela internet o consumidor pode fazer uso do direito de arrependimento e desistir da compra em até sete dias - contados da entrega do produto ou da assinatura do contrato de prestação de serviço.

A “Black Friday” ou “Sexta-feira Negra” foi criada nos Estados Unidos como preparação para as vendas de varejo de Natal, e acontece na quarta sexta-feira de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças. No Brasil, o evento teve início em 2010 e repete a atividade como naquele país. Em Campinas, os consumidores que se sentirem lesados devem entrar em contato com o Procon pelos seguintes canais:

Unidade Horto Shopping Ouro Verde - Rua Armando Frederico Renganeshi, 61
Jardim Cristina- Atendimento de segunda a sexta-feira das 9h às 16h.

Telefone 151 (exclusivo para Campinas-SP) - Atendimento de segunda a
sexta, das 8h às 20h, e sábado, das 8h às 14h.

PROCON Digital - Site: http://www.procon.campinas.sp.gov.br/.(atendimento
conforme Decreto Municipal nº 17.910/2013)

POUPATEMPO CENTRO - Av. Francisco Glicério, 935, 1º Andar - Atendimento de
segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábados, das 7h às 13h.

POUPATEMPO CAMPINAS SHOPPING - Rua Jacy Teixeira de camargo, 940, Jardim do Lago - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e sábado, das 8h às 14h.

AGILIZA CAMPINAS – BARÃO GERALDO - Rua Luiz Vicentim, 195, ao lado da
Subprefeitura de Barão Geraldo - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

26/11/2014 - 12:25