Departamento registrou casos de consumidores lesados ao pagarem frete de brinde de loja de chocolate com cartão de crédito10/05/2023 - 12:49
O Procon de Campinas alerta a população sobre o "golpe do chocolate". O Departamento de Proteção ao Consumidor tem registrado denúncias de consumidores que receberam ligações ou mensagens de pessoas se passando por funcionários de uma loja de chocolates informando sobre a contemplação de brinde que seria entregue na casa do consumidor. No contato, informa-se que o "presente", chocolates de uma marca famosa, é pelo aniversário da pessoa contatada ou por uma data comemorativa. Ao aceitar o recebimento, um entregador vai até a casa do consumidor levando o presente e pedindo o pagamento de um frete ou uma gorjeta usando como meio de pagamento o cartão de crédito ou débito. Antes de fazer o pagamento, os valores são alterados.
O órgão tem observado que os consumidores, após pagarem valores inferiores a R$ 10,00 estão tendo prejuízos que chegam até R$ 7.000,00.
De acordo com a diretora do Procon Campinas, Yara Pupo, até o momento, o número de denúncias que chegaram ao serviço é baixo, foram três nos últimos dias, porém, com a proximidade do Dia das Mães, no próximo domingo, 14 de maio, há uma preocupação de que o golpe se intensifique e mais pessoas possam ser enganadas. "Nosso recado para os consumidores é: tomem cuidado, inclusive com casos similares envolvendo flores e outros produtos. Não passem cartão de crédito ou débito se desconfiarem e evitem dar dados pessoais. E, caso alguém chegue em sua casa e faça a exigência de pagamento com cartão para liberar o 'brinde', recuse", completa.
A diretora do serviço, também enfatiza que caso a pessoa, um familiar ou amigo, seja vítima de um golpe como esse, a orientação é procurar a delegacia de polícia para registrar um boletim de ocorrência, assim como sua agência de atendimento bancário e o Procon local para registrar a reclamação.