Procon Campinas aborda consumo consciente com crianças e adolescentes

Palestras educativas do Procon marcam o Mês do Consumidor

O Procon Campinas realiza nos dias 29 e 31 de março dois eventos alusivos ao Mês do Consumidor. As palestras serão realizadas na unidade da Legião da Boa Vontade (LBV) de Campinas para cerca de 50 adolescentes atendidos pela entidade. Consumo consciente e a importância de uma vida mais voltada ao "Ser" do que ao "Ter" estão entre as questões que serão abordadas pela equipe.

 

 

O objetivo da iniciativa é contribuir com a formação de adultos responsáveis e conscientes sobre seus direitos e deveres no mercado de consumo. "A infância e adolescência são fases de formação, especialmente, de hábitos que poderão se manter na vida adulta, assim, é importante conversar com esse público sobre as pressões consumeristas, consumismo e adoção de hábitos saudáveis", afirma a diretora do Procon Campinas, Yara Pupo.

 

 

De acordo com Izabela Lobianco, responsável pela assessoria de comunicação da LBV, a entidade atua junto ao público infantojuvenil - na faixa etária entre 6 e 15 anos de idade, momento em que as crianças e adolescentes estão desenvolvendo seu senso crítico, em uma fase em que o aprendizado é favorecido. "As palestras educativas ofertadas pelo Procon são essenciais nesse sentido: o de apresentar informações, preparar esse público para um consumo consciente, com responsabilidade, despertando esse olhar para com os direitos e os deveres que todos têm, de maneira que não se percam nessa organização quando adentrarem à fase adulta, ocasião em que terão seus empregos e irão gerir os próprios assuntos de ordem financeira", destacou.

 

 

Orientações do Procon Campinas

 

 

Além de palestras para diferentes faixas etárias, o Procon Campinas também possui uma cartilha de orientação sobre o consumo consciente, produzido em parceria com o Programa Primeira Infância Campineira (PIC). O material contém orientações para mães, pais e responsáveis para que também reflitam sobre os seus próprios hábitos de consumo e conversem com as crianças e adolescentes sobre esse tema.

 

 

Entre os pontos levantados pelo informativo estão, além da valorização do "Ser" ao "Ter", importância de controlar o tempo de acesso às telas (TV e internet), conversar sobre gastos domésticos, alimentação saudável, convívio social e brincadeiras em grupo e ao ar livre. O material está disponível no link https://procon.campinas.sp.gov.br/informativo-dia-crian-0.

 

 

O Dia Internacional do Consumidor é comemorado em 15 de março. Tradicionalmente, o Procon Campinas publica nesta data o balanço anual de atendimentos do ano anterior. Confira o balanço de 2022 no link https://procon.campinas.sp.gov.br/ranking-mensal-anual.

Acesse aqui as imagens desta matéria em alta resolução