Procon apresenta balanço da operação especial para o Black Friday

 
 
O Procon de Campinas realizou operação especial na última semana, entre os dias 23 e 27 de novembro, com o intuito de garantir os direitos do consumidor frente às promoções oferecidas pelo Black Friday. Foram fiscalizados, no período, 104 estabelecimentos físicos e virtuais, e lavrados 64 autos de infração.
 
Dos 85 sites de vendas fiscalizados, 42 foram autuados. As ocorrências mais comuns foram informações inadequadas ou ausentes; diferenciação de preços conforme forma de pagamento; propaganda enganosa; política de troca inadequada; prática abusiva; informação sobre o direito de arrependimento; limitação e venda casada.
 
Já, entre as 19 lojas físicas autuadas, 15 foram por informação ausente ou inadequada; 3 por diferenciação de preços conforme a forma de pagamento; e uma loja por descumprimento de oferta.
 
Reclamações
 
Do dia 30 de novembro até a manhã da última segunda-feira, 1º de dezembro, o Procon recebeu 8 reclamações de consumidores referentes ao Black Friday. Entre as queixas estão limitação de produto na promoção; venda casada de garantia; confusão na loja; preço divergente antes e depois de colocar a mercadoria no carrinho e falta do produto anunciado.
 
De acordo com o diretor do Procon de Campinas, Ricardo Chiminazzo, o número de reclamações pode aumentar nos próximos dias.
 
“Mais reclamações devem ser formalizadas nos próximos dias, em razão de eventual descumprimento de oferta ou problemas com entrega e troca de produtos adquiridos na Black Friday”, afirma Chiminazzo.
 
 
02/12/2015 - 14:41