Primeiro dia da "Volta Responsável" tem ação no comércio do Centro

Foto: Ação foi medida educativa para lojistas e público | Crédito: Carlos Bassan

Equipes da Guarda Municipal de Campinas, Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Vigilância Sanitária, Procon, Defesa Civil e Sanasa fizeram uma operação conjunta nesta segunda-feira, dia 8 de junho, no primeiro dia de reabertura do comércio de rua na "Volta Responsável". Eles foram a 335 estabelecimentos comerciais na região central da cidade e visitaram quatro shoppings centers – Iguatemi, Parque das Bandeiras, Parque D. Pedro e Campinas Shopping.

O objetivo foi conscientizar a população e os comerciantes locais para o cumprimento das recomendações de higiene e distanciamento social, como também exigir o uso de máscaras, disponibilizar álcool em gel, entre outras, para o combate ao novo coronavírus.

“A ação de hoje foi de orientação; não foi punitiva, mas educativa. Os donos dos estabelecimentos foram orientados a adotarem medidas para organizar as filas e a entrada dos clientes, mantendo o distanciamento social. Também foram distribuídos máscaras e álcool gel”, explicou o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.

A Defesa Civil distribuiu 1,2 mil máscaras para a população. Funcionários da Sanasa distribuíram 5 mil frascos de 60 ml de álcool em gel. Segundo Sidnei Furtado, a maioria dos estabelecimentos visitados na região central possuía a Declaração de Estabelecimento Responsável.

Nas ruas

A operação começou às 12h e prosseguiu até às 16h, horário para o funcionamento do comércio de rua permitido por decreto municipal. Depois, os fiscais seguiram para os shoppings centers, que estão autorizados a funcionar das 16h às 20h. O balanço da operação dos shoppings será atualizada nesta terça-feira, dia 9 de junho.

Participaram da operação cerca de cem pessoas dos diferentes órgãos. Eles de dividiram em oito equipes que percorreram a Avenida Francisco Glicério e a Rua 13 de Maio, uma área que concentra grande parte do comércio de rua da cidade e, depois, foram aos shoppings.

Na região central, a equipe da Guarda Municipal vistoriou 95 estabelecimentos; a equipe da Saúde, 95; a de fiscais do Urbanismo estiveram em 89, e o Procon em 56 lojas. A Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo entregou 31 intimações por problemas no alvará, como falta dele ou com data vencida. Esses estabelecimentos terão cinco dias para regularizar a situação.

08/06/2020 - 18:53