Prefeitura leva serviços ao Sabadania da Diversidade do CIC Vida Nova

Procon, centros de saúde, CPAT e diversos órgãos públicos estarão no evento neste sábado, 17/12, das 9h às 13h.16/12/2022 - 19:20

A programação do "Sabadania da Diversidade" do Centro de Integração da Cidadania (CIC) Vida Nova contará com serviços da Prefeitura de Campinas neste sábado, 17 de dezembro, das 9h às 13h. O evento será realizado na própria unidade, localizada na Rua Odete Therezinha Octaviano, 92, no Vida Nova.

O objetivo da iniciativa é levar serviços e orientações à população. Participam órgãos como o Procon, CPAT, CR LGBT e centros de saúde. Diversos órgãos estaduais e organizações sociais também estarão presentes. O encontro será animado por apresentação musical e teatro com temática contra o trabalho infantil, apresentação de dança do grupo "Saúde em Movimento" do centro de Saúde União dos Bairros, além de exposição de caminhões. A promoção é do CIC, vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do Governo de São Paulo.

Serviços da Prefeitura

O Procon Campinas, que já oferece plantões mensais no CIC Vida Nova, estará presente no evento, levando orientações à população sobre os direitos do consumidor. A equipe também entregará material educativo sobre as práticas de consumo.

O Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) de Campinas prestará informações sobre o Sistema Nacional de Empregos (SINE) e oferecerá esclarecimentos sobre seguro desemprego e carteira de trabalho.

Já o Ceprocamp da Secretaria de Educação divulgará seus cursos, cujas matrículas começam no próximo dia 9 de janeiro. O centro municipal tem duas salas de aula e um laboratório de informática no CIC. Oferece, na unidade, os cursos de cuidador de crianças e pessoas com deficiência, auxiliar de carga e descarga, auxiliar de comércio e informática básica. A organização Espro (Ensino Social Profissionalizante) esclarecerá dúvidas sobre preparação para jovens aprendizes.

Na parte de direitos humanos, o Centro de Referência LGBT de Campinas, que atua com políticas públicas para a comunidade LGBTQIA+, dará orientações à população. Já as Promotoras Legais Populares falarão sobre direitos das mulheres.

A Defensoria Pública, o Conselho Tutelar e o Corpo de Bombeiros, que ministrará oficinas de primeiros socorros, também participam.

O público poderá ainda tirar segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito e primeira via da carteira de identidade para menores de 16 anos.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Saúde (CS) União dos Bairros, vacinará adultos, incluindo contra covid-19, além de realizar testes rápidos para algumas doenças; já o CS Vista Alegre ficará responsável por aferir sinais vitais e distribuir preservativos. A Vigilância em Saúde Sudoeste levará informação sobre a dengue e animais peçonhentos.

Por meio de apoio da cooperativa Uniodonto, os participantes também poderão ter avaliação odontológica durante o Sabadania.

Sabadania da Diversidade

O que é: evento com serviços à população e orientações sobre direitos

Data: sábado, 17/12

Horário: 9h às 13h